ENSINO DE BIOLOGIA ATRAVÉS DA ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICAEM UMA ESCOLA DO PANTANAL DE MATO GROSSO

Autores

  • Nelson Antunes de Moura Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
  • Juciley Benedita da Silva Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica do Estado de Mato Grosso (CEFAPRO)

Palavras-chave:

Ensino, Ilustração biológica, Estratégias metodológicas.

Resumo

Na educação formal, a utilização de práticas ilustrativas é muito pouco utilizada pelos professores para o ensino dos conteúdos de Ciências e Biologia. A adoção de metodologias diferenciadas é uma prática que deve ser incentivada desde os primeiros anos de formação, pois à medida que novas estratégias didáticas se mostram eficientes, o emprego dessas práticas em sala de aula oportuniza professores mais seguros e confiantes. Este trabalho faz parte do projeto de extensão “Ilustração Científica: artes e ciências integradas”, aplicado para o ensino de biologia na escola Estadual Santa Claudina, Distrito de Mimoso, município de Santo Antônio de Leverger, localizado no sub-pantanal de Barão de Melgaço, estado de Mato Grosso. Aspráticas foram feitas através de técnicas da ilustração científica: decalque, grafitismo e pontilhismo; o público-alvo foram duas turmas do Centro de Ensino de Jovens e Adultos (CEJA), alunos do 6º Ano do ensino fundamental e professores da unidade escolar. Com o uso dessa estratégia de ensino, os conteúdos foram ministrados de forma diferenciadapara a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nelson Antunes de Moura, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Brasil. Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Brasil.

Juciley Benedita da Silva, Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica do Estado de Mato Grosso (CEFAPRO)

Professora Formadora da Alfabetização do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica do Estado de Mato Grosso (CEFAPRO), Brasil.

Downloads

Publicado

2015-12-15