FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: ELABORAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA SOLICITAÇÃO CORREÇÃO – DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.12.i1.0004

Autores

  • Mara Elisângela Jappe Goi Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Flávia Maria Teixeira dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS)

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.12.i1.0004

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Formação de professores, Metodologia de resolução de problemas.

Resumo

Neste artigo apresentamos uma experiência didática desenvolvida em um curso de formação continuada de professores da Educação Básica. O objetivo foi fornecer ao professor da área de Ciências da Natureza subsídios teóricos e práticos para o trabalho com a metodologia da Resolução de Problemas. A abordagem está fundamentada em Larry Laudan, John Dewey e Jerome Bruner, de forma a discutir aspectos epistemológicos, pedagógicos e psicológicos da resolução de problemas. Os problemas produzidos pelos professores foram analisados conforme a área a que pertencem os conteúdos desenvolvidos e um conjunto de dicotomias relatadas na literatura. Os resultados obtidos na formação foram o aprofundamento do conhecimento teórico do professor da Educação Básica, a produção de material didático, a reflexão sobre a própria prática profissional e a utilização de metodologias alternativas de ensino.

Biografia do Autor

Mara Elisângela Jappe Goi, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Professora da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Brasil. Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil.

Flávia Maria Teixeira dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS)

Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil. E-mail: flavia.santos@ufrgs

Referências

BRUNER, J. S. The process of Education. Harward University press Cambridge: 1966. 10ª Impressão.

BRUNER, J. S. Uma nova teoria da aprendizagem. Rio de Janeiro: Bloch, 1969.

BRUNER, J. S. Sobre o Conhecimento: Ensaios de mãos esquerda. São Paulo: Phorte, 2008.

DEWEY, J.(1938).Experiência e Educação. Tradução de Renata Gaspar-Petrópolis, RJ: Vozes. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

ECHEVERRÍA, M. D. P. P.; POZO, J.I. Aprender a Resolver Problemas e Resolver Problemas para aprender. In: POZO, J. I. (org). A Solução de Problemas: Aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed, 1998.

GIL -PÉREZ, D. New trends in science education. Int. J. SCI. EDUC, V18 Nº 8, p. 889-901, 1996.

GOI, M. E. J.; SANTOS, F.M.T. Formação de professores e o desenolvimento de habilidades para a utilização da metodologia de resolução de problemas. Investigações em Ensino de Ciências (Online), V.19, p.431-450, 2014.

LAUDAN, L. Progress and it's problems. Towards a Theory of Scientific Growth. London: outledge & Kegan Pau, 1977. 275 p.

LAUDAN, L. Science and relativism:some key controversies in the philosophy of science. Chicago: University of Chicago Press, 1990, 180 p.

MATTHEWS, M. R. Teaching the Philosophical and Worldview Dimension of Science.Science & Education, V 18 (6-7), p. 697-728, 2009.

NERY, B. K; MALDANER, O. A. Formação continuada de professores de química na elaboração escrita de suas aulas a partir de um problema. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias V. 11, n.1, p.120-144, 2012.

POZO, J. I.; CRESPO, M. Á. G. A Solução de Problemas nas Ciências da Natureza. In: POZO, J. I. (org). A Solução de Problemas:Aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed, 1998.

POZO, J. I. (org)A Solução de Problemas:Aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed, 1998.

WATTS, M. The Science of Problem-Solving- A Pratical Guide for Science Teachers. London: Cassell, 1991.

Downloads

Publicado

2016-04-29