FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: ELABORAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA SOLICITAÇÃO CORREÇÃO – DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.12.i1.0004
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.12.i1.0004Palabras clave:
Ensino de Ciências, Formação de professores, Metodologia de resolução de problemas.Resumen
Neste artigo apresentamos uma experiência didática desenvolvida em um curso de formação continuada de professores da Educação Básica. O objetivo foi fornecer ao professor da área de Ciências da Natureza subsídios teóricos e práticos para o trabalho com a metodologia da Resolução de Problemas. A abordagem está fundamentada em Larry Laudan, John Dewey e Jerome Bruner, de forma a discutir aspectos epistemológicos, pedagógicos e psicológicos da resolução de problemas. Os problemas produzidos pelos professores foram analisados conforme a área a que pertencem os conteúdos desenvolvidos e um conjunto de dicotomias relatadas na literatura. Os resultados obtidos na formação foram o aprofundamento do conhecimento teórico do professor da Educação Básica, a produção de material didático, a reflexão sobre a própria prática profissional e a utilização de metodologias alternativas de ensino.
Citas
BRUNER, J. S. The process of Education. Harward University press Cambridge: 1966. 10ª Impressão.
BRUNER, J. S. Uma nova teoria da aprendizagem. Rio de Janeiro: Bloch, 1969.
BRUNER, J. S. Sobre o Conhecimento: Ensaios de mãos esquerda. São Paulo: Phorte, 2008.
DEWEY, J.(1938).Experiência e Educação. Tradução de Renata Gaspar-Petrópolis, RJ: Vozes. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
ECHEVERRÍA, M. D. P. P.; POZO, J.I. Aprender a Resolver Problemas e Resolver Problemas para aprender. In: POZO, J. I. (org). A Solução de Problemas: Aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed, 1998.
GIL -PÉREZ, D. New trends in science education. Int. J. SCI. EDUC, V18 Nº 8, p. 889-901, 1996.
GOI, M. E. J.; SANTOS, F.M.T. Formação de professores e o desenolvimento de habilidades para a utilização da metodologia de resolução de problemas. Investigações em Ensino de Ciências (Online), V.19, p.431-450, 2014.
LAUDAN, L. Progress and it's problems. Towards a Theory of Scientific Growth. London: outledge & Kegan Pau, 1977. 275 p.
LAUDAN, L. Science and relativism:some key controversies in the philosophy of science. Chicago: University of Chicago Press, 1990, 180 p.
MATTHEWS, M. R. Teaching the Philosophical and Worldview Dimension of Science.Science & Education, V 18 (6-7), p. 697-728, 2009.
NERY, B. K; MALDANER, O. A. Formação continuada de professores de química na elaboração escrita de suas aulas a partir de um problema. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias V. 11, n.1, p.120-144, 2012.
POZO, J. I.; CRESPO, M. Á. G. A Solução de Problemas nas Ciências da Natureza. In: POZO, J. I. (org). A Solução de Problemas:Aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed, 1998.
POZO, J. I. (org)A Solução de Problemas:Aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed, 1998.
WATTS, M. The Science of Problem-Solving- A Pratical Guide for Science Teachers. London: Cassell, 1991.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.