FORMAÇÃO DOCENTE PARA AS FEIRAS DE MATEMÁTICA: ATIVIDADES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.14.i1.0015Klíčová slova:
Feiras de matemática, formação docente, projeto de apoio, organização e formação docente e estudantes para as feiras de matemática, estado de Santa Catarina.Abstrakt
As Feiras de Matemática ocorrem há mais de trinta anos no Estado de Santa Catarina. O evento é consolidado no Estado e com o passar dos anos houve um aumento significativo dos trabalhos inscritos. Com isto foi percebida a necessidade de dar ao evento um caráter cada vez mais científico com regras mais concisas. Para tal função foi criado um Comitê Científico, que identificou a falta de apropriação da escrita por parte dos participantes das Feiras. Foi percebido um distanciamento entre o que é apresentado no evento e no que é escrito no resumo expandido. Desta forma ficou evidenciada a necessidade de uma formação voltada para a produção e/ou elaboração de desses resumos elaborados por professores participantes das Feiras de Matemática. Assim sendo, este artigo visa levar ao conhecimento público os procedimentos realizados no projeto de Extensão intitulado “Projeto de Apoio, Organização e Formação de Docentes e Estudantes para as Feiras de Matemática” do IFC – Campus Araquari.
Reference
ALMEIDA, Benedita. A escrita na formação continuada de professoras alfabetizadoras: práticas de autoria. Tese (Doutorado) São Paulo, 2007.
ANDRADE, Ludmila Thomé de. A escrita dos professores: textos em formação, professores em formação, formação em formação. Educ. Soc., v. 24, n. 85, p. 1297-1315, 2003.
BIANCHETTI, Lucídio. Escrever: uma das armas do professor. In: ______. (Org.). Trama e texto. Leitura crítica e escrita criativa. v. 1. São Paulo: Pexus, 1996.
FAGUNDES, Tatiana Bezerra. Os conceitos de professor pesquisador e professor reflexivo: perspectivas do trabalho docente. Revista Brasileira de Educação, v. 21, n. 65, abr.-jun. 2016.
FLORIANI, Vilmar José; ZERMIANI, Valdir José. Feira de Matemática. Revista de Divulgação Cultural, Blumenau, n. 28, p. 1-16, dez. 1985.
GATTI, Bernadete A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out.-dez. 2010. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 31/05/2017.
GRILLO, M. C. et al. Ensino e pesquisa com pesquisa em sala de aula. UNIrevista, v.1, n. 2, 2006.
MACHADO, Ana Maria Mattos. Pânico da folha em branco: para entender e superar o medo de escrever. In: BIANCHETTI, Lucídio; MEKSENAS (Orgs.). A trama do conhecimento: teoria, método e escrita em ciência e pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 2008. (Coleção Papirus Educação).
MENEZES, Eunice Andrade de Oliveira. A pesquisa como potencializadora da reflexão crítica sobre a formação e a prática docente: um olhar sobre a experiência formativa do PIDIB–UECE. Tese (Doutorado), 2017.
OLIVEIRA, Fatima Peres Zago de; MARCUZZO, Leandro. Organização de Feiras de Matemática: participativa e cooperativa. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE AVALIAÇÃO E GESTÃO DE FEIRAS DE MATEMÁTICA, 5., 2013. Anais... Rio do Sul, 2013. (CD ROM).
REVISTA Catarinense de Educação Matemática – SBEM SC, Ano I, n. 1, 1996.
OSORIO, Mario Marques. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. Ijuí: Ed. Unijuí, 1997.
SANTOS, Alayde Ferreira dos. III Feira Nacional de Matemática: espaço de divulgação do conhecimento matemático. Boletim SBEM (SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA), n. 41, outubro 2014.
______. Contribuições da feira baiana de Matemática para a leitura e a escrita no ensino da Matemática. In: SELEM. SEMINÁRIOS DE ESCRITAS E LEITURAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 4., 2016. Natal/RN, mai. 2016.
ZERMIANI, V.J.; BREUCKMANN, Henrique João. Gestão e Organização de uma Feira de Matemática. Blumenau: Editora Odorizzi, 2008.
Stahování
Publikováno
Číslo
Sekce
Licence
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.