ANSIEDADE DURANTE AVALIAÇÕES ESCOLARES: RELATOS E REFLEXÕES DE AÇÃO EXTENSIONISTA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.14.i2.0012Klíčová slova:
Ansiedade, Avaliação da aprendizagem, Alunos do ensino médio técnico.Abstrakt
O objetivo do presente trabalho foi descrever a experiência de uma ação extensionista, executada por meio de rodas de conversa, que tinha como proposta sensibilizar alunos do ensino médio técnico quanto à necessidade de reconhecer manifestações de ansiedade e a procura de ajuda, assim como disseminar orientações que auxiliam na redução da ansiedade no contexto escolar. Essa atividade teve como referência o projeto de extensão “Prevenção de Riscos e Agravos à Saúde da População: contribuições para a Prática Assistencial no Nível Técnico em Enfermagem”. O trabalho contou com facilitadores compostos por alunos do terceiro ano médio técnico em Enfermagem, sob supervisão docente. As rodas de conversa permitiram a observação do ponto de vista dos alunos sobre a ansiedade, em especial os fatores desencadeantes de reações ansiosas, assim como foram momentos de discutir orientações sobre o manejo das reações ansiosas.
Reference
AMERICAN PSICHIATRIC ASSOCIATION (APA)._Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtorno - DSM-5._Tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento et al. Porto Alegre: Artmed, 2014.
BARDIN, Laurence._Análise de conteúdo._São Paulo: Edições 70, 2011. 229 p.
BRITO, Isabel. Ansiedade e depressão na adolescência. Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, [S.l.], v. 27, n. 2, p. 208-14, mar. 2011. Disponível em: <http://www.rpmgf.pt/ojs/index.php/rpmgf/article/view/10842>. Acesso em: 25 fev. 2018.
CARMO, João dos Santos; SIMIONATO, Aline Morales. Reversão de ansiedade à matemática: alguns dados da literatura. Psicologia em Estudo, [S.l.], v. 17, n. 2, p.317-327, jun. 2012. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-73722012000200015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php? =sci_arttext&pid=S1413-73722012000200015&lng=en&nrm=iso>>. Acesso em: 25 fev. 2018.
GONZAGA, Luiz Ricardo Vieira._Enfrentando provas escolares: relações com problemas de comportamento e rendimento acadêmico no ensino médio._259 f. Tese (Doutorado) - Curso de Psicologia, PUC - Campinas, Campinas, 2016.
MELO, Marcia Cristina Henares de; CRUZ, Gilmar de Carvalho. Roda de Conversa: uma proposta metodológica para a construção de um espaço de diálogo no Ensino Médio. Imagens da Educação, [s.l.], v. 4, n. 2, p.31-39, 16 maio 2014. http://dx.doi.org/10.4025/imagenseduc.v4i2.22222. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/22222/pdf_5>. Acesso em: 25 fev. 2018.
MENDES, Alessandra Campanini; CARMO, João dos Santos. Estudantes com grau extremo de ansiedade à matemática: identificação de casos e implicações educacionais. Psicol. educ.,_São Paulo, n. 33,_p. 119-133,_dez._2011. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752011000200007&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em:_25_fev._2018.
OECD._PISA 2015 Results (Volume III):_STUDENTS’ WELL-BEING. Paris: OECD Publishing, 2017. Disponível em: <://www.oecd.org/education/pisa-2015-results-volume-iii-9789264273856-en.htm >. Acesso em: 25 fev. 2018.
PINTO, Ênio Brito. Ansiedade na adolescência._Revista da Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies,_Goiânia, v. XII, n. 2, p.59-66, 2006. Disponível em: < http://docplayer.com.br/23997989-Revista-da-abordagem-gestaltica-phenomenological-studies-issn.html>. Acesso em: 25 fev. 2018.
SAMPAIO, Juliana et al. Limites e potencialidades das rodas de conversa no cuidado em saúde: uma experiência com jovens no sertão pernambucano._Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 18, n. 2, p.1299-1311, dez. 2014.://dx.doi.org/10.1590/1807-57622013.0264. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-32832014000601299&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 25 fev. 2018.
SILVA, Cleimar Rosa da._Ansiedade no meio escolar._2011. 30 f. TCC (Graduação) - Curso de Biologia, Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Brasília, 2011.
WEISS, Maria Lúcia Lemme. A avaliação e a instituição escolar. In: BOSSA, Nadia Aparecida; OLIVEIRA, Vera Barros de (Orgs.). Avaliação psicopedagógica de criança de 7 a 11 anos. Petrópolis: Vozes, 2010, p. 166-173.
Stahování
Publikováno
Číslo
Sekce
Licence
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.