A ÁGUA EM DEBATE: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESCOLAS NO MEIO URBANO, RURAL E INDÍGENA, NO CENTRO-OESTE DO BRASIL, MICRORREGIÃO DE TANGARÁ DA SERRA
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.15.i1.0009Klíčová slova:
Contaminação microbiológica, Qualidade da água, Conscientização, Tratamentos alternativos.Abstrakt
O presente artigo tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas durante atividades de extensão do Programa “BB Água Limpa”. Foram realizadas dinâmicas de grupo relacionadas à importância da água, usos e preservação, contaminação microbiológica, doenças e formas alternativas de tratamento. O público-alvo foi constituído de crianças e adolescentes de escolas no meio urbano, rural e indígena nos municípios de Barra do Bugres-MT e Tangará da Serra-MT. Utilizou-se de apresentação visual, roda de conversas, brincadeiras e representação ilustrativa de patógenos causadores de doenças de veiculação hídrica. As atividades atingiram um total de 956 alunos, sendo que os resultados foram satisfatórios, pois possibilitaram que conhecimentos fossem disseminados, de forma a contribuir para a conscientização sobre a importância da qualidade da água para o consumo humano, além de possibilitar a interação entre a comunidade e universidade para buscar alternativas que contribuam para uma melhoria na qualidade de vida.
Reference
ASSIS, E. M.; OLIVEIRA, R. C.; MOREIRA, L. E.; PENA, J. L.; RODRIGUES, L. C.; MACHADO-COELHO, G. L. L. Prevalência de parasitos intestinais na comunidade indígena Maxakali, Minas Gerais, Brasil, 2009. Cadernos de Saúde Pública, v. 29, n. 4, p. 681-690, 2013.
BRASIL. Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). Manual prático de análise de água. 4. ed. Brasília: Fundação Nacional de Saúde, p. 153, 2013.
BRITO, T. P.; PEREIRA, S. B.; SILVA, E. M. de L.; SANTOS, G.; OLIVEIRA, P. H.; PEREIRA, V. G.; ANDRADE, V. M.; BATTISTON, K. de M.; PEREIRA, M. de S. Extensão Universitária: uma análise da construção de um projeto de extensão com as mulheres rurais do bairro Peroba de Itajubá – MG. Revista Conexão UEPG, v. 14, n.2, p. 195-206, 2018.
BRONDANI, C. J.; HENZEL, M. E. Análise sobre a conscientização ambiental em escolas da rede municipal de ensino. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 5, n. 1, 2010.
COIMBRA JR., C. E. A. Saúde e povos indígenas no Brasil: reflexões a partir do I Inquérito Nacional de Saúde e Nutrição Indígena. Cadernos de Saúde Pública, v. 30, n. 4, p. 855-859, 2014.
DIEGUES, A. C. Aspectos Sócio-Culturais e Políticos do uso da Água. PLANO NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS-MMA, 2005. 16f.
FERREIRA, J. R. S.; BATISTELLA, V. M. C. Caracterização Microbiológica da Água de Abastecimento das Escolas do Assentamento Antônio Conselheiro. In: JORNADA CIENTÍFICA DA UNEMAT, 8., 2017, Cuiabá. Anais... Cuiabá: Unemat Editora, 2017.
FERREIRA, M. E. V.; MATSUO, T.; SOUZA, R. K. T. Aspectos demográficos e mortalidade de populações indígenas do Estado do Mato Grosso do Sul, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v. 27, n. 12, p. 2327-2339, 2011.
FORPROEX. Fórum de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. 2012. Disponível em: < http://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf> Acesso em: 02 set. 2018.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades. 2017. Disponível em: < https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mt/barra-do-bugres/panorama> Acesso em: 05 jul. 2018.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2010. Disponível em: < https://censo2010.ibge.gov.br/> Acesso em: 05 jul. 2018.
LISBOA, S.S.; HELLER, L.; SILVEIRA, R. B. Desafios do planejamento municipal de saneamento básico em municípios de pequeno porte: a percepção dos gestores. Revista Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 18, n. 4, 2013.
MORETTI, L. R. Curso de Especialização em gerenciamento Ambiental (CEGEA). Apostila, Piracicaba, p.30, 2008.
SES/SP. Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Coordenadoria de Controle de Doenças. Centro de Vigilância Epidemiológica. Divisão de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar. Doenças relacionadas à água ou de transmissão hídrica – Perguntas e Respostas e Dados Estatísticos – Informe Técnico. 2009.
SILVA, E. R.; SOUZA, A. S. de. Introdução ao estudo da microbiologia: teoria e prática. Brasília: Editora do IFB, p. 66, 2013.
SILVA, M. M. P.; LEITE, V. D. Estratégias para realização de educação ambiental em escolas do ensino fundamental. Revista Eletrônica Mestrado em Educação Ambiental, v. 20, 2008.
SILVEIRA, E. M. S. Cultura como desenvolvimento entre os Paresi Kozarini. 2011. 159 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Natal, 2011.
TERÇAS, A. C. P.; NASCIMENTO, V. F.; HATTORI, T. Y.; ZENAZOKENAE, L. E.; LEMOS, E. R. S.; SANTOS, M. S. Produção de pesquisa clínica em área indígena: Relato de experiência com os Haliti-Paresí. Revista de enfermagem UFPE on-line, Recife, v.10, n.6, p. 2253-61, jun. 2016.
Stahování
Publikováno
Číslo
Sekce
Licence
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.