A PIAUIENSIDADE COMO IDENTIDADE CULTURAL NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE VISITA AO MUSEU DO PIAUÍ
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.16.15412.041Abstrakt
O estudo é um relato de experiência do Projeto “Arte, Cultura e História Piauienses: Visita ao Museu do Piauí”, em Teresina (PI), desenvolvido com graduandos de Pedagogia de uma faculdade privada do Piauí. O projeto descrito no texto objetivou propiciar reflexões entre os alunos e despertar o senso de responsabilidade pela preservação, promoção e transmissão dos traços culturais piauienses. Retrata o sentido visto e ouvido pelo professor durante a visita ao museu, bem como os sentidos e significados construídos pelos alunos, que foram compartilhados em uma roda de conversas entre alunos e professor. Os resultados validam a piauiensidade como identidade cultural e evidenciam que, quando se vive e se sente pertencente a uma identidade cultural relacionada com seu campo de atuação, por ações conscientes e reflexivas, o pedagogo torna-se responsável e agente de preservação, promoção e transmissão desses traços culturais para gerações atuais e futuras nos contextos escolares.
Stahování
Publikováno
Číslo
Sekce
Licence
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.