PRÁTICAS DE LEITURA DE CONTOS ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR LEITOR

Autores

  • Fabíola Mônica da Silva Gonçalves Universidade Estadual da Paraíba - UEPB / Universidade Federal de Pernambuco - UFPE https://orcid.org/0000-0002-9951-7012

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.17.17690.49

Resumo

O objetivo geral deste trabalho consistiu em promover práticas de leitura de contos étnico-raciais na formação inicial do professor. Algumas categorias como leitura subjetiva (JOUVE, 2013), leitura literária (AGUIAR, 2007) e estética da criação verbal (BAKTHIN, 2011) constituíram a base teórica da formação em relevo. No plano metodológico, configura-se como um relato de experiência vivenciado em um projeto de extensão desenvolvido remotamente em função da pandemia da COVID-19, tendo como participantes estudantes de cursos de licenciatura da Universidade Estadual da Paraíba, no período de abril a novembro de 2020. Em linhas gerais, os resultados evidenciam o engajamento dos participantes e as aprendizagens consolidadas durante a formação, num contexto formativo mediatizado pelas plataformas digitais.

Biografia do Autor

Fabíola Mônica da Silva Gonçalves, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB / Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Professora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campina Grande – PB, Brasil. Professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife - PE - Brasil. Doutorado em Psicologia Cognitiva.

Downloads

Publicado

2021-08-23