PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO DE BAURU/SP E REGIÃO SOBRE A GESTÃO DA COVID-19 PELAS AUTORIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.18.20299.009

Resumo

Em vista do contexto de pandemia atual, essa pesquisa teve como objetivo levantar a percepção da população de Bauru e região acerca das medidas de prevenção e combate à Covid-19 adotadas pelas autoridades públicas (federal, estadual e locais). Trata-se de um estudo exploratório quantitativo, realizado por meio de análise bibliográfica sobre o tema, e de uma averiguação de opinião pública aplicada por meio de um questionário disponibilizado no Google Forms. O estudo foi executado no primeiro semestre de 2021 pelo projeto de extensão Datalab da instituição Unisagrado. Com essa pesquisa foi possível constatar que a maioria dos participantes apresentou insatisfação com as medidas de contenção aplicadas pelas autoridades públicas brasileiras em relação à Covid-19. Em conclusão, a maioria dos participantes expuseram que as medidas de saúde como vacinação em massa, protocolos de segurança e medidas políticas são as iniciativas de contenção mais seguras e eficazes no combate à pandemia.

Palavras-chave: Brasil; Covid-19; Opinião pública; Política; Saúde.

Biografia do Autor

Stephane da Silva Alves, Centro Universitário do Sagrado Coração

Graduanda do curso de Biomedicina no Centro Universitário Sagrado Coração. Participou do Projeto de Extensão "Qualidade de vida após Câncer de Mama" no 2° Semestre de 2019. Participação nas atividades de aprimoramento no 2° Semestre de 2019 nas Oficinas: Inglês; Língua Portuguesa e Química. Realizou um curso de AVC e participou de aprimoramentos no 1° semestre de 2020 nas oficinas de Matemática e Física. Atuou como participante do curso de extensão "Primeiros Socorros para Profissionais de Saúde" no 2° semestre de 2020 pela UFRS e participou do projeto de extensão "Tratamento de Feridas" pelo Unisagrado. No mesmo ano iniciou um projeto de Iniciação Científica com tema "Sífilis: Uma revisão de literatura como contribuição para o diagnóstico precoce". Em 2021, estagiou por 1 ano na clínica de estética Emagrecentro em Bauru-SP, paralelamente, iniciou a segunda iniciação científica intitulada "EFEITOS DA FOTOBIOMODULAÇÃO COM ILIB MODIFICADO NO PÓS-CIRURGIA PLÁSTICA: UMA PESQUISA EXPERIMENTAL". No segundo semestre do mesmo ano foi monitora da disciplina citologia e genética pela instituição Unisagrado. Atualmente está no último ano da graduação e está encaminhando com o estágio não-obrigatório em análises clínicas e análises de alimentos.

Jessica de Cássia Rossi, Centro Universitário do Sagrado Coração

Graduada em Comunicação Social - habilitado em Relações Públicas (2007), Mestre em Comunicação (2011) e Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Júlio Mesquita Filho. Atualmente é docente nos cursos de comunicação do Centro Universitário do Sagrado Coração (UNISAGRADO) em Bauru/SP e na Faculdade Eduvale de Avaré/SP e professora conteudista nas áreas de comunicação e ciências sociais. Tem experiência na área de Comunicação Organizacional/Relações Públicas, Comunicação Midiática, Ciências Sociais (Sociologia e Antropologia) , Responsabilidade Socioambiental e Terceiro Setor.

Downloads

Publicado

2022-11-17