PERFIL CLÍNICO DE PACIENTES INSERIDOS EM UM PROGRAMA DE REABILITAÇÃO PÓS-COVID-19

Autoři

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.18.21739.025

Abstrakt

Introdução: Após o período de incubação do vírus SARS-CoV-2, alguns sintomas podem perdurarar por meses ou anos, como fraqueza dos músculos respiratórios e periféricos. Objetivos: Buscar e identificar o perfil dos indivíduos que foram acometidos pela Covid-19 e que tiveram complicações e diminuição das suas capacidades pulmonar e funcional, qualidade de vida e força muscular periférica, pós-período de alta hospitalar ou isolamento domiciliar. Metodologia: Participaram do estudo indivíduos que contraíram a Covid-19 e que buscaram o Projeto de extensão Assistência Fisioterapêutica aos Pacientes Pós-Covid-19. Foram coletados dados da avaliação, utilizando testes, questionários e escalas. Resultados: Foi identificado o perfil de 30 indivíduos, que apresentaram casos leves, moderados e graves. Além das comorbidades coletadas, a fadiga foi o sintoma predominante nessa população. Conclusão: Os participantes apresentaram alterações nos aspectos ligados a qualidade de vida, além de alterações em relação ao sono, fadiga, capacidade respiratória e força de preensão palmar.

Biografie autora

Marcos Vinicius Bubna, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Graduado em Fisioterapia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná. Ex integrante e bolsista do projeto de extensão “Recuperação Físico-Funcional de Pacientes no Pós-Covid: da Alta Hospitalar a Reintegração Social”.

Rafaela Maria de Souza, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Mestre em Ciências do Movimento Humano pela UENP, pós-graduada em Terapia Intensiva Adulto e Neurofuncional adulto e pediátrica, docente do curso de fisioterapia da UENP e UNIFIO.

Karina Arielle da Silva Souza, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Mestre em Ciências do Movimento Humano pela UENP, pós-graduada em Terapia Intensiva Adulto pelo Instituto de Formação e Prestação de Serviço em Saúde NSG, e em Pneumologia pela UNESP.

Mahara Daian Garcia Lemes Proença, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutorado em Ciências da Saúde pela UEL, professora do Curso de Fisioterapia da UNESP de Marilia e do Programa de Mestrado Ciências do Movimento Humano (Stricto Sensu - UENP).

Publikováno

2023-09-05