USO DO DESIGN POR UM PROJETO DE EXTENSÃO DE ENFERMAGEM PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE DE PESSOAS COM ALBINISMO
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.20.23817.051Abstrakt
O Projeto de Extensão “As pessoas com albinismo e o direito à saúde: visibilidade e reconhecimento público” (PEPADS) produz, sistematiza e dissemina conhecimentos por e para pessoas com albinismo (PA), devido às suas necessidades de saúde e (in-)visibilidade social. Consequente à pandemia, inicia sua atuação nas redes sociais em 2021, reformulando sua identidade visual (IDV), definida como singularização de instituições através de elementos imagéticos. Objetiva-se apresentar os componentes desta IDV e esclarecer a operacionalização de ações de promoção da saúde (PS) para e com PA. Metodologicamente, é um relato de experiência, estruturado descritiva e documentalmente sobre a criação das mídias digitais do PEPADS. Como resultados, elencaram-se os elementos primários, secundários e acessórios da IDV, atribuindo valores simbólicos, e pormenorizou-se o processo de criação com o movimento social das PA. Infere-se que o apoderamento interdisciplinar do design pelo PEPADS contribui para a intersetorialidade da PS e promoveu a inclusão social das PA.
Palavras-chave: Pessoas com Albinismo; Promoção da Saúde; Interdisciplinaridade; Design.
Stahování
Publikováno
Číslo
Sekce
Licence
Tato práce je licencována pod Mezinárodní licencí Creative Commons Attribution 4.0 .
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.