O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR DE MIGRANTES NO BRASIL COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DE INCLUSÃO SOCIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO MIGRANTES DAS FACULDADES PEQUENO PRÍNCIPE.
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.25361.056Abstract
Diante do crescimento da migração para o Brasil, diversas dificuldades têm sido enfrentadas por pessoas migrantes, especialmente no que se refere ao acesso à saúde, à informação e à educação. Barreiras linguísticas, preconceito, exclusão social e ausência de políticas públicas adequadas tornam esse grupo ainda mais vulnerável. Dentre os fatores promotores de inclusão está o acesso à educação e à qualificação para o trabalho. Este artigo descreve as intervenções desenvolvidas pelas estudantes participantes do projeto de extensão “Migrantes”, promovido pelas Faculdades Pequeno Príncipe, que oferece apoio a migrantes em Curitiba e região metropolitana. Por meio de visitas a alguns locais, estudos teóricos e atividades práticas, as estudantes identificaram a necessidade de ampliar o acesso a informações sobre o ensino superior brasileiro para migrantes. A partir dessa demanda, foram desenvolvidas ações educativas com o objetivo de contribuir para a inclusão social dessa população. A experiência foi orientada pela metodologia da pesquisa-ação, permitindo às estudantes refletirem criticamente sobre a realidade de pessoas migrantes e a elaborarem intervenções que promovam o exercício da cidadania e o direito à educação.
Palavras-chave: Migração; Saúde; Acesso à educação; Extensão universitária; Inclusão social.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
a) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
b) By submitting an article to the Revista Conexão UEPG and having it approved, the authors agree to assign, without compensation, the following rights to the Journal: the rights of first publication and the rights to redistribute the article and its metadata to the indexing and reference services that the editors deem appropriate.
c) Readers are free to transfer, print out and use the articles published in the Journal, as long as there is always explicit mention to the author(s) and to the Revista Conexão UEPG and as long as there is no alteration of the original work. Any other use of the texts needs to be approved by the author(s) and by the Journal.
