O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR DE MIGRANTES NO BRASIL COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DE INCLUSÃO SOCIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO MIGRANTES DAS FACULDADES PEQUENO PRÍNCIPE.

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.25361.056

Abstract

Diante do crescimento da migração para o Brasil, diversas dificuldades têm sido enfrentadas por pessoas migrantes, especialmente no que se refere ao acesso à saúde, à informação e à educação. Barreiras linguísticas, preconceito, exclusão social e ausência de políticas públicas adequadas tornam esse grupo ainda mais vulnerável. Dentre os fatores promotores de inclusão está o acesso à educação e à qualificação para o trabalho. Este artigo descreve as intervenções desenvolvidas pelas estudantes participantes do projeto de extensão “Migrantes”, promovido pelas Faculdades Pequeno Príncipe, que oferece apoio a migrantes em Curitiba e região metropolitana. Por meio de visitas a alguns locais, estudos teóricos e atividades práticas, as estudantes identificaram a necessidade de ampliar o acesso a informações sobre o ensino superior brasileiro para migrantes. A partir dessa demanda, foram desenvolvidas ações educativas com o objetivo de contribuir para a inclusão social dessa população. A experiência foi orientada pela metodologia da pesquisa-ação, permitindo às estudantes refletirem criticamente sobre a realidade de pessoas migrantes e a elaborarem intervenções que promovam o exercício da cidadania e o direito à educação.

Palavras-chave: Migração; Saúde; Acesso à educação; Extensão universitária; Inclusão social.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Luiza Bogus, Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)

Psychology student in the tenth semester at Faculdades Pequeno Príncipe, recipient of a full institutional scholarship. Throughout her academic journey, she participated in the Migrants extension project, served as a teaching assistant for the Psychology of Learning course, and organized a lecture on completing mandatory reporting forms.

Lattes URL: http://lattes.cnpq.br/4964252854114519

Cláudia Cibele Bitdinger Cobalchini, Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)

Graduated and licensed in Psychology from the Federal University of Paraná (UFPR). Master’s degree in Psychology from UFPR. Psychology professor at Faculdades Pequeno Príncipe (FPP).

Lattes URL: https://lattes.cnpq.br/4622167472206614

 

Maria Isabella Furtado Viana, Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)

Fourth-year Medical student at Faculdades Pequeno Príncipe (FPP), holding a full scholarship through PROUNI. Teaching assistant for the course Medical Skills and Communication 1, awarded with a scholarship. Local Coordinator of the Medical Education Committee of IFMSA Brazil FPP. Member of the extension project VacinAÇÃO.

Lattes URL: https://latter.cnpq.br/2752537866173987

Mariana Negri Kreutzer, Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)

Psychology student in the tenth semester at Faculdades Pequeno Príncipe (FPP), having participated during her academic journey in the Migrants extension project, contributed as a co-author to a written article on hospital psychology, and served as a teaching assistant for one of the course’s subjects.

Mariah Carrer Fassbender Teixeira, Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)

Medical student in the fifth semester at Faculdades Pequeno Príncipe. Member of the extension project Educate to Prevent: Adult and Elderly Health at Faculdades Pequeno Príncipe. Local Coordinator of the Medical Education Committee of IFMSA Brazil (International Federation of Medical Students' Associations of Brazil).

Lattes URL: https://lattes.cnpq.br/1288040481238960

Published

2025-12-05