O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR DE MIGRANTES NO BRASIL COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DE INCLUSÃO SOCIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO MIGRANTES DAS FACULDADES PEQUENO PRÍNCIPE.
DOI :
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.25361.056Résumé
Diante do crescimento da migração para o Brasil, diversas dificuldades têm sido enfrentadas por pessoas migrantes, especialmente no que se refere ao acesso à saúde, à informação e à educação. Barreiras linguísticas, preconceito, exclusão social e ausência de políticas públicas adequadas tornam esse grupo ainda mais vulnerável. Dentre os fatores promotores de inclusão está o acesso à educação e à qualificação para o trabalho. Este artigo descreve as intervenções desenvolvidas pelas estudantes participantes do projeto de extensão “Migrantes”, promovido pelas Faculdades Pequeno Príncipe, que oferece apoio a migrantes em Curitiba e região metropolitana. Por meio de visitas a alguns locais, estudos teóricos e atividades práticas, as estudantes identificaram a necessidade de ampliar o acesso a informações sobre o ensino superior brasileiro para migrantes. A partir dessa demanda, foram desenvolvidas ações educativas com o objetivo de contribuir para a inclusão social dessa população. A experiência foi orientada pela metodologia da pesquisa-ação, permitindo às estudantes refletirem criticamente sobre a realidade de pessoas migrantes e a elaborarem intervenções que promovam o exercício da cidadania e o direito à educação.
Palavras-chave: Migração; Saúde; Acesso à educação; Extensão universitária; Inclusão social.
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