A EXTENSÃO NA CONCEPÇÃO DOS DOCENTES DA ÁREA RURAL DA UFPEL: CONTRIBUIÇÕES DE UMA ANÁLISE

Autor/innen

  • Darlan Pez Wociechoski Universidade de São Paulo - USP
  • Nádia Velleda Caldas Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Marcio Silva Rodrigues Universidade Federal de Pelotas - UFPel

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.14.i2.0002

Schlagworte:

Concepção, Docente, Extensão universitária, Crítica, Epistemologia.

Abstract

O objetivo deste estudo foi analisar as concepções de extensão dos professores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) ligados à área rural, tomando como apoio as categorias funcional (ou tradicional), processual e crítica, descritas por Silva (2001). Buscou-se também discutir a necessidade de um reposicionamento epistemológico nas práticas universitárias para efetivação da concepção crítica. Assim, foi realizado um estudo qualitativo in loco que contou com coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas com onze professores da UFPel, as quais foram submetidas à análise interpretativo-descritiva. Os resultados indicam uma prevalência da concepção processual de extensão na UFPel. Ao final, enaltecemos a necessidade de promoção de metodologias dialógico-participativas para efetivação do comprometimento das atividades de ensino e pesquisa com a realidade social comunitária, a fim de promover uma identidade universitária nacional.

Autor/innen-Biografien

Darlan Pez Wociechoski, Universidade de São Paulo - USP

Aluno de Doutorado em Educação da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP - Brasil.

Nádia Velleda Caldas, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, RS - Brasil. Doutorado em Sistemas de Produção Agrícola Familiar. 

 

 

Marcio Silva Rodrigues, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, RS - Brasil. Doutorado em Administração.

 

 

Literaturhinweise

CUNHA, M. I. A indissociabilidade do ensino coma pesquisa e a extensão como referente da qualidade na universidade brasileira: um discurso em tensão. In: ______ (org.). Qualidade da graduação: a relação entre ensino, pesquisa e extensão e o desenvolvimento profissional docente. Araraquara: Junqueira & Marins, 2012, p. 17-38.

DEMO, P. Lugar da extensão. Construção conceitual da extensão universitária na América Latina. In: FARIA, D. S. (org.). Construção conceitual da Extensão Universitária na América Latina. Brasília: Universidade de Brasília, 2001, p. 141-158.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? São Paulo: Paz e Terra, 2014.

MOROSINI, M. C (org.). A Educação Superior em Periódicos Nacionais (1968 -1965), 2001. Disponível em: <http://inep.gov.br/documents/186968/484330/Educa%C3%A7%C3%A3o+superior+em+peri%C3%B3dicos+nacionais+%281968-1995%29/2c9adc20-a650-4c74-ac98-68678e134dc1?version=1.3>. Acesso em: 11 set. 2017.

SANTOS, B. S. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. São Paulo: Cortez, 2010.

SILVA, M. G. M. Extensão Universitária no sentido do ensino e da pesquisa. In: FARIA, D. S. (org.). Construção conceitual da extensão universitária na América Latina. Brasília: Universidade de Brasília, 2001, p. 91-105.

SOUSA, A. L. L. Concepção de extensão universitária: ainda precisamos falar sobre isso? In: FARIA, D. S. (org.). Construção conceitual da Extensão Universitária na América Latina. Brasília: Universidade de Brasília, 2001, p. 107-126.

TAVARES, M. G. M. Os múltiplos conceitos de extensão. In: FARIA, D. S. (org.). Construção conceitual da Extensão Universitária na América Latina. Brasília: Universidade de Brasília, 2001, p. 73-84.

Veröffentlicht

2018-04-30