A EXTENSÃO NA CONCEPÇÃO DOS DOCENTES DA ÁREA RURAL DA UFPEL: CONTRIBUIÇÕES DE UMA ANÁLISE
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.14.i2.0002Palabras clave:
Concepção, Docente, Extensão universitária, Crítica, Epistemologia.Resumen
O objetivo deste estudo foi analisar as concepções de extensão dos professores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) ligados à área rural, tomando como apoio as categorias funcional (ou tradicional), processual e crítica, descritas por Silva (2001). Buscou-se também discutir a necessidade de um reposicionamento epistemológico nas práticas universitárias para efetivação da concepção crítica. Assim, foi realizado um estudo qualitativo in loco que contou com coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas com onze professores da UFPel, as quais foram submetidas à análise interpretativo-descritiva. Os resultados indicam uma prevalência da concepção processual de extensão na UFPel. Ao final, enaltecemos a necessidade de promoção de metodologias dialógico-participativas para efetivação do comprometimento das atividades de ensino e pesquisa com a realidade social comunitária, a fim de promover uma identidade universitária nacional.
Citas
CUNHA, M. I. A indissociabilidade do ensino coma pesquisa e a extensão como referente da qualidade na universidade brasileira: um discurso em tensão. In: ______ (org.). Qualidade da graduação: a relação entre ensino, pesquisa e extensão e o desenvolvimento profissional docente. Araraquara: Junqueira & Marins, 2012, p. 17-38.
DEMO, P. Lugar da extensão. Construção conceitual da extensão universitária na América Latina. In: FARIA, D. S. (org.). Construção conceitual da Extensão Universitária na América Latina. Brasília: Universidade de Brasília, 2001, p. 141-158.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? São Paulo: Paz e Terra, 2014.
MOROSINI, M. C (org.). A Educação Superior em Periódicos Nacionais (1968 -1965), 2001. Disponível em: <http://inep.gov.br/documents/186968/484330/Educa%C3%A7%C3%A3o+superior+em+peri%C3%B3dicos+nacionais+%281968-1995%29/2c9adc20-a650-4c74-ac98-68678e134dc1?version=1.3>. Acesso em: 11 set. 2017.
SANTOS, B. S. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. São Paulo: Cortez, 2010.
SILVA, M. G. M. Extensão Universitária no sentido do ensino e da pesquisa. In: FARIA, D. S. (org.). Construção conceitual da extensão universitária na América Latina. Brasília: Universidade de Brasília, 2001, p. 91-105.
SOUSA, A. L. L. Concepção de extensão universitária: ainda precisamos falar sobre isso? In: FARIA, D. S. (org.). Construção conceitual da Extensão Universitária na América Latina. Brasília: Universidade de Brasília, 2001, p. 107-126.
TAVARES, M. G. M. Os múltiplos conceitos de extensão. In: FARIA, D. S. (org.). Construção conceitual da Extensão Universitária na América Latina. Brasília: Universidade de Brasília, 2001, p. 73-84.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.