ELABORAÇÃO DE CARTILHA EDUCATIVA E INTERPRETATIVA DESTINADA AO PÚBLICO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PARQUE NACIONAL DOS CAMPOS GERAIS – PR
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.15.i1.0010Schlagworte:
Parque Nacional dos Campos Gerais, Interpretação ambiental, Educação ambiental, Cartilha.Abstract
Valoriza-se o que se conhece e, pensando assim, o Projeto de Extensão do Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, intitulado “Pesquisa e Competitividade para a Ordenação Territorial do Turismo”, teve como uma de suas ações a divulgação do Parque Nacional dos Campos Gerais. Foi elaborado um meio interpretativo (cartilha) para o público infantil, contendo elementos da região e informações em linguagem acessível. A cartilha possui textos e atividades baseados em elementos da fauna local. Foram criados personagens em formato de cartoon, como o lobo-guará, tamanduá, etc. Foram impressas 40.000 cartilhas, que vem sendo utilizadas em atividades de educação ambiental nas escolas dos municípios da região. Este é um relato de experiência, que trata da produção do material educativo e a ação que foi um dos produtos do Projeto de Extensão. Conclui-se que é importante criar meios interpretativos que tratem da conservação e do patrimônio, utilizando as informações da geodiversidade e biodiversidade locais.
Literaturhinweise
ALMEIDA C. G.; MORO R. S. Análise da cobertura florestal no Parque Nacional dos Campos Gerais, Paraná́, como subsídio ao seu Plano de Manejo. Revista Terr@ Plural. Ponta Grossa, v. 1, n. 1, p. 115-122, 2007.
BAPTISTA, L.; MOREIRA, J. C.; Ecoturismo de base comunitária no Parque Nacional dos Campos Gerais - PR: a ótica das comunidades de entorno. Pasos. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, v. 15, p. 195-210, 2017.
BRASIL. Lei n. 9.795, de 27 de Abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 28 abr. 1999.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em: <http://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/con1988_07.05.2015/ind.asp>. Acesso em: 02 Out 2018.
GARCIA, L. V. M. Cachoeira da Mariquinha: Impactos e potencialidades do uso público no Parque Nacional dos Campos Gerais-PR. Ponta Grossa, 2015, 156 p. Dissertação (Mestrado), Departamento de Geografia, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2015.
HAM, S. Interpretación ambiental: una guía práctica para gente con grandes ideas y presupuestos pequeños. Colorado: North. Am. Press, 1992.
HOSE, T. Geotourism - Selling the earth to Europe. In: MARINOS, P.G.; KOUKIS, G. C.; TSIAMBAOS, G. C.; STOURNESS, G. C. (eds.) Engineering Geology and the Environment. Rotterdam: A. A. Balkema, p. 2955-2960, 1997.
ICMBIO. Termo de referência: projeto de pesquisa para elaboração de estudos prioritários de uso público para o Parque Nacional dos Campos Gerais - PR. Ponta Grossa: ICMBio, 2012, 13 p.
LANSIGU, C.; DESBOIS, J. L. Visual Media for sharing geoheritage with both partners and visitors: The example of the Massif des Bauges UGG. In: EUROPEAN GEOPARKS CONFERENCE, 14., 2017, Ponta Delgada. Abstracts Book, Ponta Delgada: Azores Geopark, 2017, p. 104.
MMA. Diretrizes para visitação em Unidades de Conservação.Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2006.
MELO, M. S; MORO, R. S; GUIMARÃES, G. B. Patrimônio natural dos Campos Gerais do Paraná. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2007.
MELO, M. S.; GUIMARAES, G. B.; SANTANA, A. C. Fisiografia da Bacia do Rio Pitangui. In: GEALH, A. M.; MELO, M. S.; MORO, R. S. (Orgs.). Pitangui, Rio de Contrastes: Seus Lugares, Seus Peixes, Sua Gente. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2010, p. 11-21.
MOREIRA, J. C. Geoturismo e interpretação ambiental. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2011.
MOREIRA, J. C; ROCHA, C. H. Unidades de Conservação nos Campos Gerais. In: MELO, M. S..; MORO, R. (Orgs.) Patrimônio Natural dos Campos Gerais do Paraná. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2007. p. 201-212.
MURTA, S. M; ALBANO, C. Interpretar o patrimônio: um exercício do olhar. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005.
NORTHLAND. Great Yellowstone Grand Teton Glacier Activity Book. Nova York: Cooper Square Publishing Llc, 2004.
PNEU. Plano Nacional de Extensão Universitária, 2001. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras e SESU/MEC. Disponível em: <https://portal.ufpa.br/images/docs/Trasnparencia_publica/legislacao/Planonacionaldeextensaouniversitaria.pdf>. Acesso em: 03 out. 2018.
VASCONCELLOS, J. M. O. Trilhas Interpretativas: Aliando Educação e Recreação. In: Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, 1, 1997, Curitiba. Anais... Curitiba: IAP, UNILIVRE, REDE PRÓ-UC, 1997, v.1.
WWF. Aprenda Fazendo – Apoio aos processos de Educação Ambiental. Brasília: WWF Brasil, 2000.
TILDEN, F. Interpreting our heritage. 3. ed. North Carolina: University of North Carolina Press, 1977.
THOMAS, A.A. Exploring Crater Lake National Park: A Family Activity Book. Crater Lake: Natural History Association, 2007.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.