TRAVESSIAS FORMATIVAS NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: APRENDIZAGENS EXPERIENCIAIS DO/NO PROFACE
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.15.i2.0013Abstract
Este trabalho analisa experiências formativas de docentes universitários a partir das contribuições de uma ação extensionista do Programa de Formação Acadêmica e Contextualização de Experiências Educacionais – ProFACE. Trata-se de uma experiência que tem por objetivo compreender como o referido Programa possibilita o desenvolvimento de saberes constituídos pela experiência cotidiana de exercer a docência universitária. Reflete modos de desenvolvimento da docência e elucida visões que professores de diferentes áreas do conhecimento possuem em torno da prática educativa na universidade. Este é um estudo qualitativo, que se centra nos sentidos que os docentes atribuem ao processo formativo vivenciado na universidade, em que a extensão se curriculariza pela formação docente, sobretudo considerando as práticas educativas e o que se concebe delas na docência universitária. Entre alguns resultados, evidenciou-se que a avaliação, a leitura e escrita e as práticas pedagógicas figuraram como objeto de análise para a criação de novos modos de compreender e fazer a docência na universidade.
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