FORMAÇÃO DE EXTENSIONISTAS: CONSTRUÇÃO COLETIVA DE PROJETO DE CURSO COM BASE NA INOVAÇÃO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.15.i3.0011Schlagworte:
Extensão, Inovação Social, Cocriação, Institutos Federais.Abstract
Este artigo relata o processo de construção do projeto pedagógico de um curso voltado à formação de extensionistas. Tal projeto originou-se da necessidade de qualificar as atividades de extensão na Rede Federal de Educação; contribuir para a curricularização da extensão; promover o aprofundamento teórico da comunidade acadêmica nesta temática e capacitar os coordenadores de extensão. Para a elaboração do produto educacional proposto, desenvolveu-se uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, cujos procedimentos de coleta de dados envolveram pesquisa bibliográfica, documental, grupos focais (cocriações) e técnicas do Design Thinking. Como resultado, concebeu-se uma proposta de curso que visa contribuir para enriquecer a construção de conhecimentos relacionados à extensão, permitindo ao discente participante a execução de ações de extensão mais qualificadas e integradas ao ensino e à pesquisa.
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- Figura 2 - Momento de interação durante a cocriação (Português (Brasil))
- Figura 1: Etapas da construção do curso de extensão. (Português (Brasil))
- Figura 3 - Registros de uma cocriação (Português (Brasil))
- Figura 4 - Módulos do curso (Português (Brasil))
- Figura 5 - Página Inicial do curso no ambiente virtual (Português (Brasil))
- Figura 6 - Captura de tela da webconferência do curso (Português (Brasil))
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