INTERNACIONALIZAÇÃO E INTERCULTURALIDADE COMO MECANISMOS PARA A INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO IFRN: O CASO DO II ENCONTRO INTERCULTURAL DO CAMPUS CANGUARETAMA
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.16.13683.009Abstract
A internacionalização de instituições de ensino é uma forma de favorecer a cidadania global de estudantes, captar recursos e ampliar a reputação global. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) possui normativo que define sua política de relações internacionais, cujo objetivo é nortear práticas educacionais voltadas à internacionalização em ensino, pesquisa aplicada e extensão, nos seus campi. Neste artigo, apresenta-se o relato de experiência do evento de extensão intitulado II Encontro Intercultural do IFRN Campus Canguaretama, que buscou promover interculturalidade entre comunidade acadêmica, intercambistas e comunidades tradicionais no contexto da internacionalização em casa. Para potencializar resultados, o evento, concebido por estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Turismo, foi reeditado por estudantes do Curso Técnico Integrado em Eventos, articulando as dimensões extensão, pesquisa e ensino. A satisfação dos participantes no evento revelou a importância de desenvolver ações de internacionalização para estimular a interculturalidade e, ao mesmo tempo, favorecer a formação profissional dos estudantes.
Literaturhinweise
BEELEN, J., JONES, E., Looking back at the 15 years of internationalization at home, EAIE Forum, 2015.
BRITTO, J., FONTES, N., Estratégias para Eventos: Uma Ótica do Marketing e do Turismo. São Paulo: Aleph, 2002.
FEITOSA, M. G. G.; FRANCO, A. P. Da sala de aula de aula ao mundo empresarial: compreendendo a aprendizagem dos consultores juniores em suas relações com o sistemacliente. In: Encontro Nacional da Associação Nacional De Pós Graduação em Administração – Enanpad, XXX, 2006, Salvador-BA. Anais... Salvador: ANPAD, 2006, 1 CD ROM.
GIACAGLIA, M. C. Eventos: como criar, estruturar e captar recursos. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Portal IFRN: Cursos regulares. Disponível em: <http://portal.ifrn.edu.br/campus/canguaretama/ensino/cursos-regulares>. Acessado em: 12. Abr. 2019.
___________. Regulamento das atividades de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Natal, 2017.
___________. Projeto Pedagógico do Curso (PPC) Técnico de Nível Médio em Eventos na Forma Integrada, Presencial. Natal, 2015.
___________. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2015-2018. Natal, 2014.
___________. Projeto Pedagógico do Curso (PPC) Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo na Modalidade Presencial. Natal, 2014.
___________. Projeto Político-Pedagógico do IFRN: Uma construção coletiva. Natal, 2012.
___________. Organização Didática do IFRN, Natal, 2012.
HUDZIK, J., Comprehensive Internationalization: From Concept to Action, Washington DC, NAFSA, 2011.
MARTÍNS, L. M. Ensino-pesquisa-extensão como fundamento metodológico da construção do conhecimento na universidade. São Paulo: Unesp, 2012.
MOREIRA, K. C., CAMILO, M. H. C., SILVA, H., Uma Abordagem Institucional para a Transferência Internacional de Estudantes da Educação Profissional. In: LACCEI International Multi-Conference for Engineering, Education, and Technology, 16., 2018, Lima. Anais…
RIBEIRO, E. C. S., SOBRAL, K. M., JATAÍ, R. P. Omnilateralidade, politecnia, escola unitária e educação tecnológica: uma análise marxista. In: I JOINGG – Jornada Internacional de Estudos e Pesquisas em Antonio Gramsci, 2016, Fortaleza. Anais...
SEEBER, M., CATTANEO, M., HUISMAN, J., PALEARI, S., Why do higher education institutions internationalize? An investigation of the multilevel determinants of internationalization rationales. Higher education, vol. 72, n. 5, p. 685-702, 2016.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SILVA, H., CAMILO, M. H. C., MOREIRA, K. C., Internacionalização do IFRN: da política institucional à prática no campus. Livro dos 10 Anos do IFRN, 2019. No prelo.
SILVA, H., CAMILO, M. H. C., MOREIRA, K. C., Community-Centered, Internationalization at Home based Plan for the Global Student Citizenship. In: LACCEI International Multi-Conference for Engineering, Education, and Technology, 16., 2018, Lima. Anais…
SILVA, H., CAMILO, M. H. C., MOREIRA, K. C., Improving higher education internationalization through CLIL at the secondary level. In: LACCEI International Multi-Conference for Engineering, Education, and Technology, 15., 2017, Boca Raton. Anais…
VEAL, A. J. Metodologia de Pesquisa em lazer e turismo. São Paulo:
Aleph, 2011.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Brookman,
ZANELLA, L. C. Manual de eventos: planejamento e operacionalização. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.