CONHECIMENTOS DOCENTES: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ÂMBITO DO PROJETO CIÊNCIA NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.18.19654.004Abstract
Este artigo apresenta os resultados de uma análise realizada em relação aos Conhecimentos Docentes mobilizados pelos professores em formação continuada participantes da comunidade autorreflexiva do Projeto Ciência na Escola. Para tanto, são analisados excertos de narrativas reflexivas de 26 participantes em resposta à pergunta: Quais os conhecimentos mobilizados a partir da sua participação na formação do Projeto Ciências na Escola? As respostas foram submetidas à análise temática de conteúdo, mediante a sistematização das concepções apresentadas por Lee Shulman. Verificamos que os professores em formação compreendem sua importância para a produção/transformação do conhecimento, enxergando-se como formadores de conhecimento. Apontam para o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo, Conhecimento Curricular e Conhecimento do Conteúdo Específico como sendo os Conhecimentos Docentes mobilizados durante as formações do Projeto. As atividades de formação desenvolvidas no Projeto são fundamentais para o desencadeamento da reflexão crítica e para a mobilização de Conhecimentos Docentes por parte dos professores em formação.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.