CONSTRUIR OU TRANSMITIR CONHECIMENTOS: UMA ANÁLISE DOS RELATOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA A PARTIR DAS PUBLICAÇÕES EM PERIÓDICOS
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.20.23040.004Abstract
A Extensão Universitária está em constante evolução para atender aos requisitos legais e às demandas sociais, exigindo uma base sólida em termos teóricos e metodológicos. As metodologias específicas de Extensão Universitária parecem não se destacar nas publicações especializadas. A revisão da literatura e a análise de 200 artigos contribuíram para abordar os desafios metodológicos contemporâneos, discutindo parâmetros como referências bibliográficas, citação de modelos anteriores, coautoria com os agentes externos da instituição de ensino superior e caracterização de métodos. Observou-se que os relatos de experiência analisados são predominantemente transmitentes (74%), ou seja, desenvolveram ações de caráter unidirecional, com transferência ou transmissão de conhecimentos da universidade para a sociedade. Além disso, menos de 10% das publicações incluíram agentes não acadêmicos como coautores. Os resultados destacam a falta de descrições metodológicas adequadas em muitos artigos, sugerindo uma lacuna sobre este aspecto nas publicações extensionistas. Propõe-se uma categorização dos métodos utilizados e levantam-se questões éticas e metodológicas associadas. Conclui-se que há ainda muito a ser pesquisado e debatido para estabelecer um corpo teórico-metodológico de referência e sua incorporação na elaboração de ações e publicações extensionistas, representando um desafio para a institucionalização da Extensão Universitária e a formação acadêmica.
Palavras-chave: metodologia de extensão universitária; pesquisa-ação; ecologia dos saberes.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.