INFLUÊNCIA DE DIFERENTES MÉTODOS DE ENSINO DO TÊNIS DE CAMPO NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 3 A 11 ANOS
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.20.23096.016Abstract
Sabe-se que, tradicionalmente, o tênis beneficia o ensino baseado na repetição de movimentos, ao passo que metodologias como o Teaching Games for Understanding opõem-se ao ensino descontextualizado. Cientes, integrantes da ITF lançaram o programa Play and Stay, capacitando o aluno a jogar na primeira aula. O objetivo deste estudo é investigar a influência do tênis no desenvolvimento motor e a eficiência dos métodos nessa tarefa. Como amostra, compõem-se 40 crianças participantes do projeto de extensão “Esporte na UENP para crianças e adolescentes”, divididas em grupos, cada um estimulado por um método. O TGMD-2 foi aplicado pré e pós 17 semanas. Comparando-se os resultados pré e pós-intervenção, encontrou-se um aumento no espectro de desenvolvimento motor (p<0,001) e nas proporções (%) de desenvolvimento motor (p=0,014). Porém, comparando-se os resultados pós-intervenção dos grupos, não se observaram diferenças significativas (p=0,283). Conclui-se, então, que a prática do tênis influencia positivamente o desenvolvimento motor grosso, porém, sem maior eficiência de um método.
Palavras-chaves: Tênis; Destreza Motora; Metodologia.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.