ESTADO DE CONHECIMENTO DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES (BDTD) 2019-2023
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.20.23388.040Abstract
Com o objetivo de avaliar parte da produção acadêmico/científica contemporânea sobre a curricularização da extensão universitária para o quinquênio 2019-2023, este estudo está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa caracterizada como estado de conhecimento, a partir de Teses publicadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, retratando o que há de produção acadêmica sobre o tema. Diante do corpus empírico constituído, os seguintes temas mostraram-se presentes nas produções: estratégias de inserção curricular da extensão; maior comprometimento em atender as necessidades sociais, econômicas, culturais e políticas da sociedade; ainda existe dificuldade de inserir a extensão nos currículos, sobretudo, em relação ao percentual de 10%. A pesquisa demonstrou que o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão é indissociável, constituindo a vinculação entre universidade e sociedade, refletida em parte da produções acadêmico-científicas. Contudo, ainda existe um amplo campo de discussão a ser explorado para a criação de um referencial teórico-metodológico e sua aplicação na formulação de ações e publicações voltadas à extensão, o que representa um desafio para a consolidação da extensão universitária e para a formação dos acadêmicos.
Palavras-chave: Extensão universitária; Educação Superior; Curricularização da extensão.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.