EDUCAR PELA PESQUISA COMO MODO DE SER DO(A) PROFESSOR(A)

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.20.23556.014

Abstract

Neste artigo, apresentamos o relato de experiência de um curso de formação continuada, ofertado na modalidade de atividade de extensão no ano de 2021. O objetivo deste trabalho é discutir a pesquisa como um princípio educativo na Educação Básica. Participaram da atividade 23 professoras e professores da Educação Básica e gestores de uma escola particular da região oeste do Paraná. A análise dos dados, coletados por meio de um questionário aberto, foi realizada a partir da Análise Textual Discursiva, chegando-se às seguintes categorias finais: o Educar pela pesquisa na visão dos professores; concepções de pesquisa e mudanças a partir do curso; a importância da atividade de pesquisa em sala de aula. Dentre os participantes do curso, foi possível observar um movimento transformador em direção à pesquisa como princípio educativo, visto que os professores participantes reconheceram a importância da aprendizagem de novos conhecimentos científicos integrados aos contextos, ambientes e espaços dos alunos, rumo à compreensão de mundo. Ao final, considera-se que a pesquisa como princípio educativo trata-se de uma estratégia e de uma postura docente.

Palavras-chave: Formação continuada; Educar pela pesquisa; Postura docente.

Autor/innen-Biografien

Roberta Chiesa Bartelmebs, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professora na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil. Doutorado em Educação.

Robson Simplício de Sousa, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professor na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil. Doutorado em Educação em Ciências. 

Tiago Venturi, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professor na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil. Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica. 

Veröffentlicht

2024-10-23