CARTAS DA PANDEMIA: EXPERIÊNCIAS DE CONSTITUIÇÃO DE MEMÓRIA VIVA
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.20.23659.015Abstract
O artigo apresenta os resultados do projeto de extensão “Cartas da Pandemia: o relato e a troca entre experiências vividas na crise atual como forma de solidariedade”. Ele consistiu na troca anônima de mais de duas centenas de correspondências entre remetentes e destinatários solidários em meados de 2020 e 2021, momentos distintos da pandemia de Covid-19, durante cursos virtuais oferecidos pela Rede Emancipa de educação popular. As cartas refletem o contexto das mazelas pandêmicas, marcado por contágio viral, desestímulo ao isolamento social, falta generalizada de redes de apoio e precariedade de políticas públicas que constituíram dispositivos necropolíticos empregados pelo governo de extrema-direita. As correspondências catalogam atos de “escrevivências” (C. Evaristo, 2020) e recursos de escuta, comunicação, sociabilidade e cuidado complementares a medidas terapêuticas. Assim, conformam uma memória social viva em suporte a narrativas de consciência histórica, a partir de relatos críticos, em dissonância com os discursos negacionistas oficiais.
Cartas; Pandemia de Covid-19; Memória social viva; Escrevivências; Saúde mental.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.