DESVELANDO SABERES EMPÍRICOCIENTÍFICOS NAS AÇÕES EXTENSIONISTAS DE CUIDADO AO RECÉN-NATO E FAMÍLIA

Autor/innen

  • Eliane Fonseca Linhares Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Luzia Wilma Santana da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Emanuelle Caires Dias Araújo Nunes Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Lucas Amaral Martins Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Danielle Souza Cerqueira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Schlagworte:

Cuidado, Cultural, Coto, Recém-nascido.

Abstract

Trata-se de um estudo de revisão de literatura transversalizado com a Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado Cultural. Emergiu das dificuldades extensionistas de melhor compreender o contexto societal de cuidados familiares ao coto umbilical de recémnatos. Os objetivos foram conhecer o estado da arte para o planejamento de ações de cuidados e compartilhar saberes para um cuidar mais atencioso ao recém-nato. Da análise dos estudos emergiu três eixos temáticos: aspectos fisiológicos do coto umbilical – o cuidado preconizado; contextualização da práxis de cuidados ao RN – um enfoque no coto umbilical e as influências culturais familiares na prática cuidativa do coto umbilical. A compreensão adquirida a partir dos eixos apontou a necessidade de um olhar interdisciplinar que viabilize a apreensão dos valores culturais do cuidado familiar para a práxis de cuidados ao coto-umbilical profissional, alicerçada em pilares das ciências humanas e sociais para além das biológicas como filosofia de trabalho extensionista.

Autor/innen-Biografien

Eliane Fonseca Linhares, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Enfermeira, professora auxiliar do Departamento de Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Mestranda do Programa de Pós- Graduação em Enfermagem e Saúde PPGES – UESB. Coordenadora do Programa Educativo: Saúde do Coto Umbilical. Membro do NIEFAM/UESB.

Luzia Wilma Santana da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Enfermeira. Doutora em Enfermagem – PEN/UFSC. Bolsista CAPES. Coordenadora do Projeto de Ação Continuada Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Extensão em Cuidados à Saúde da Família em Convibilidade com Doenças Crônicas – NIEFAM/UESB. Professora Adjunta do Departamento de Saúde da UESB.

Emanuelle Caires Dias Araújo Nunes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Enfermeira, Mestre em Enfermagem e Saúde pelo Programa de Pós- Graduação em Enfermagem e Saúde PPGES – UESB. Bolsista CAPES. Professora assistente da Universidade Federal da Bahia. Membro do NIEFAM/UESB.

Lucas Amaral Martins, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Acadêmico de Enfermagem da UESB. Bolsista do Programa Educativo: Saúde do Coto Umbilical; bolsista UESB do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Extensão em Cuidados à Saúde da Família em Convibilidade com Doenças Crônicas – NIEFAM.

Danielle Souza Cerqueira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Acadêmica de Enfermagem UESB. Voluntária do NIEFAM/UESB.