DESVELANDO SABERES EMPÍRICOCIENTÍFICOS NAS AÇÕES EXTENSIONISTAS DE CUIDADO AO RECÉN-NATO E FAMÍLIA
Schlagworte:
Cuidado, Cultural, Coto, Recém-nascido.Abstract
Trata-se de um estudo de revisão de literatura transversalizado com a Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado Cultural. Emergiu das dificuldades extensionistas de melhor compreender o contexto societal de cuidados familiares ao coto umbilical de recémnatos. Os objetivos foram conhecer o estado da arte para o planejamento de ações de cuidados e compartilhar saberes para um cuidar mais atencioso ao recém-nato. Da análise dos estudos emergiu três eixos temáticos: aspectos fisiológicos do coto umbilical – o cuidado preconizado; contextualização da práxis de cuidados ao RN – um enfoque no coto umbilical e as influências culturais familiares na prática cuidativa do coto umbilical. A compreensão adquirida a partir dos eixos apontou a necessidade de um olhar interdisciplinar que viabilize a apreensão dos valores culturais do cuidado familiar para a práxis de cuidados ao coto-umbilical profissional, alicerçada em pilares das ciências humanas e sociais para além das biológicas como filosofia de trabalho extensionista.
Downloads
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.