ABORDAGEM CONCEITUAL TEÓRICA E EXPERIMENTAL SOBRE ASSUNTOS DE HIDROSTÁTICA
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Parâmetros Curriculares Nacionais. Aprendizagem significativa. Lei de Stevin. Princípio de Pascal. Princípio de Arquimedes.Abstract
A contextualização do ensino é fortemente recomendada em documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais. O cotidiano oferece possibilidades de explorar a Física na sala de aula. O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma atividade construtivista abordando o tema Hidrostática. Os assuntos apresentados foram Lei de Stevin, Princípios de Pascal e de Arquimedes. A atividade consistia em uma revisão dos assuntos, para uma turma do 2º ano do Ensino Médio e uma turma do 1º ano do curso profissionalizante de Técnico em Química, realizada pelos acadêmicos do projeto extensionista – Iniciação à Docência para a Licenciatura em Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa. A revisão foi feita utilizando experimentos demonstrativos, uma demonstração para cada assunto. No decorrer da explanação, foram explorados alguns exemplos do cotidiano e, por fim, realizado um questionário para avaliar qualitativamente se houve a ancoragem de novo conhecimento.
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