ABORDAGEM CONCEITUAL TEÓRICA E EXPERIMENTAL SOBRE ASSUNTOS DE HIDROSTÁTICA
Keywords:
Parâmetros Curriculares Nacionais. Aprendizagem significativa. Lei de Stevin. Princípio de Pascal. Princípio de Arquimedes.Abstract
A contextualização do ensino é fortemente recomendada em documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais. O cotidiano oferece possibilidades de explorar a Física na sala de aula. O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma atividade construtivista abordando o tema Hidrostática. Os assuntos apresentados foram Lei de Stevin, Princípios de Pascal e de Arquimedes. A atividade consistia em uma revisão dos assuntos, para uma turma do 2º ano do Ensino Médio e uma turma do 1º ano do curso profissionalizante de Técnico em Química, realizada pelos acadêmicos do projeto extensionista – Iniciação à Docência para a Licenciatura em Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa. A revisão foi feita utilizando experimentos demonstrativos, uma demonstração para cada assunto. No decorrer da explanação, foram explorados alguns exemplos do cotidiano e, por fim, realizado um questionário para avaliar qualitativamente se houve a ancoragem de novo conhecimento.
Downloads
Published
Issue
Section
License
a) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
b) By submitting an article to the Revista Conexão UEPG and having it approved, the authors agree to assign, without compensation, the following rights to the Journal: the rights of first publication and the rights to redistribute the article and its metadata to the indexing and reference services that the editors deem appropriate.
c) Readers are free to transfer, print out and use the articles published in the Journal, as long as there is always explicit mention to the author(s) and to the Revista Conexão UEPG and as long as there is no alteration of the original work. Any other use of the texts needs to be approved by the author(s) and by the Journal.