O DESPERTAR DO GOSTO PELA LEITURA: UMA BIBLIOTECA COM SABER E SABOR

Autor/innen

  • Bianka Pires André Universidade Estadual do Norte Fluminense
  • Samara Moço Azevedo Universidade Estadual do Norte Fluminense
  • Rosilani Balthazar da Silva Universidade Estadual do Norte Fluminense
  • Camille Auatt da Silva Universidade Estadual do Norte Fluminense
  • Layra do Espírito Santo Curty Universidade Estadual do Norte Fluminense

Schlagworte:

Leitura, Ensino Fundamental, Alunos, Biblioteca.

Abstract

O objetivo deste artigo é compartilhar os resultados de um Projeto de Extensão realizado em uma Escola Municipal em Campos dos Goytacazes, com alunos do 6º ao 9º ano, durante o ano de 2013. O Projeto tinha a finalidade de, além de montar uma biblioteca, analisar o tipo de relacionamento que os alunos desenvolviam com a leitura. Os dados foram recolhidos através de observação em sala de aula, questionários e realização de atividades que estimulassem a leitura. Os resultados mostram que a leitura não pode ser considerada uma atitude passiva de decodificação de palavras, mas precisa ser estimulada pela família e pelos professores através de “modelos de leitura”, assim como pela liberdade e flexibilidade da escolha de temas.

Autor/innen-Biografien

Bianka Pires André, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Professora da Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF), Brasil. Doutora em Educação pela Universidade de Barcelona, Espanha.

Samara Moço Azevedo, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Brasil.

Rosilani Balthazar da Silva, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Aluna do curso de Mestrado em Cognição e Linguagem da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Brasil.

Camille Auatt da Silva, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Aluna do curso de Mestrado em Cognição e Linguagem da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Brasil

Layra do Espírito Santo Curty, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF), Brasil.

Veröffentlicht

2015-08-11