DIVULGAÇÃO SOBRE A UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PARA ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE - DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.12.i3.0011
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.12.i3.0011Schlagworte:
Educação, Ensino Médio, Ensino Superior, Divulgação, Formas de Ingresso.Abstract
O ingresso em uma universidade pública brasileira tem sido considerado, ainda, um objetivo quase inalcançável por diversos alunos do ensino médio. É surpreendente que muitos desses estudantes não saibam qual a conduta a ser tomada para ter acesso ao ensino superior. Nesse contexto de escassez de informações, o Projeto Grupo de Estudantes que Multiplicam e Transformam Ideias (GEMTI) elaborou ações educativas que possibilitaram a troca de conhecimentos entre graduandos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e estudantes de escolas públicas da região metropolitana de Belo Horizonte. Para o seu desenvolvimento, foram utilizados recursos como: leitura de artigos científicos; encontros com a equipe; tecnologia audiovisual e questionário. Com as intervenções, tornou-se perceptível a existência de uma lacuna no sistema de ensino. Portanto, a equipe do GEMTI acredita que as ações extensionistas contribuíram positivamente para propiciar reflexões, além de agregar novos conhecimentos para todos os envolvidos, colaborando para um melhor futuro profissional de ambos.
Literaturhinweise
ALVARENGA, C.F. et. al. Desafios do ensino superior para estudantes de escola pública: um estudo na UFLA. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração. Rio de Janeiro. v. 6, n. 1, jan./mar. 2012, p. 55-71
ARAUJO, Luciana Rodrigues de. Desafios e dificuldades dos jovens das classes populares no ensino superior público (monografia). São Gonçalo: UERJ, 2012. Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEX). Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus-AM, Maio, 2012. Disponível em: http://www.renex.org.br/documentos/2012-07-13-Politica-Nacional-de-Extensao.pdf. Acesso em: Maio, 2014
KRAWCZYK, N. Reflexão sobre alguns desafios do ensino médio no Brasil hoje. Cadernos de pesquisa. V.41 N.144 SET./DEZ. 2011.
OLIVEIRA, Romualdo Portela de. Reformas Educativas no Brasil na Década de 90. In: CATANI, Afrânio Mendes; OLIVEIRA, Romualdo Portela de (Orgs.). Reformas educacionais em Portugal e no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 77-94
ORTEGA, E.M.V. O Ensino médio público e o acesso ao ensino superior. Estudos em Avaliação Educacional. São Paulo, Fundação Carlos Chagas, n. 23, p. 153-176, jan./jun. 2001
SILVA, A.V.M. et al. GEMTI - Grupo de Estudantes que Multiplicam e Transformam Ideias: Caderno de artigos, p. 69-71, 2009.
SILVA, A.V.M. et al. GEMTI – Grupo de Estudantes que Multiplicam e Transformam Ideias : A prática do ensino por meio da promoção da saúde em escola do município de Nova Lima. SaBios: Rev. Saúde e Biol., v.6, n.2, p.43-49, mai./ago., 2011
SILVA, A.V.M. et al. GEMTI (Grupo de Estudantes que Multiplicam e Transformam Ideias): Promoção da saúde no cenário da educação. Caderno de artigos, p. 78-82 2012.
SILVA, A.V.M. et al. GEMTI (Grupo de Estudantes que Multiplicam e Transformam Ideias): a prática do ensino por meio da promoção da saúde. Caderno de artigos, p. 54-58, 2010.
SILVA, S.S.. Trajetórias de estudantes da rede pública que ingressam, permanecem e obtém êxito numa universidade pública. 2012. 17 p. Dissertação (Programa de pós-graduação em educação). Núcleo de estudos e pesquisas em ensino e formação docente. Universidade Federal do Rio Grande do Norte
SPARTA, M. e GOMES, W.B. Importância Atribuída ao Ingresso na Educação Superior por Alunos do Ensino Médio. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 2005, 6 (2), pp. 45 - 53
VASCONCELOS, E.M. Redefinindo as práticas de Saúde a partir de experiências de Educação Popular nos serviços de saúde. Interface - Comunicação, Saúde, Educação. Fevereiro, 2001, Botucatu, vol.5 no.8, ISSN 1807-5762. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832001000100009
ZAGO, N. Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de camadas populares. Revista Brasileira Educ. [online]. 2006, vol.11, n.32, pp. 226-237. ISSN 1413-2478.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.