POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR − PNAE NO TERRITÓRIO CANTUQUIRIGUAÇU (PR)
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.13.i3.0015Schlagworte:
comercialização, agricultura familiar, políticas públicas.Abstract
Este estudo registra o acompanhamento do "Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial – NEDET" ao Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE no Território Cantuquiriguaçu, PR. Com o objetivo de elucidar a operacionalização do Programa, foram realizadas pesquisas em fontes oficiais do governo federal, coleta de dados quantitativos e qualitativos junto às secretarias municipais de educação do Território e entrevistas com atores-chaves (agricultores, nutricionistas, merendeiras, secretários municipais). Identificaram-se, em alguns municípios, dificuldades para se adquirir os 30% de produtos oriundos da Agricultura Familiar; contudo, em uma análise histórica, nota-se o aprimoramento gradativo na operacionalização desta compra. Conclui-se que a aceitação dos produtos da agricultura familiar é um ponto importante, porém, a falta de treinamento às merendeiras e de assistência técnica produtiva prejudicam a efetividade do Programa. Também se conclui que o pequeno número de agricultores que acessam o Programa minimiza a colaboração na indução do desenvolvimento rural sustentável em nível local.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.