POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR − PNAE NO TERRITÓRIO CANTUQUIRIGUAÇU (PR)
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.13.i3.0015Palavras-chave:
comercialização, agricultura familiar, políticas públicas.Resumo
Este estudo registra o acompanhamento do "Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial – NEDET" ao Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE no Território Cantuquiriguaçu, PR. Com o objetivo de elucidar a operacionalização do Programa, foram realizadas pesquisas em fontes oficiais do governo federal, coleta de dados quantitativos e qualitativos junto às secretarias municipais de educação do Território e entrevistas com atores-chaves (agricultores, nutricionistas, merendeiras, secretários municipais). Identificaram-se, em alguns municípios, dificuldades para se adquirir os 30% de produtos oriundos da Agricultura Familiar; contudo, em uma análise histórica, nota-se o aprimoramento gradativo na operacionalização desta compra. Conclui-se que a aceitação dos produtos da agricultura familiar é um ponto importante, porém, a falta de treinamento às merendeiras e de assistência técnica produtiva prejudicam a efetividade do Programa. Também se conclui que o pequeno número de agricultores que acessam o Programa minimiza a colaboração na indução do desenvolvimento rural sustentável em nível local.
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