DELINEAMENTO E USO DA METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO NO PROJETO DE EXTENSÃO SABER SUS EM JATAÍ, GOIÁS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.19.20052.002

Abstract

Unified Health System (SUS) is an example of quality public health. The aim was to describe the Saber SUS Extension Project and the use of active teaching methodology. The target audience were high school students from public and private schools in Jataí-Goiás. Five stations were defined in the SUS: Principles and Guidelines of the SUS; Basic Health Unit and Emergency Care Unit; Family Health Strategy and Family Health Support Center; Vaccination; Mobile Emergency and Reception Service with Risk Classification. In the five stations, active teaching methodologies were used. The average time of actions at each station was seven minutes and the number of participants varied between 6 and 10. Thus, the Saber SUS Extension Project contributed to publicizing and promoting the SUS and the use of the active methodology allowed students to become protagonists of the teaching-learning process.

Author Biographies

Mayane Oliveira Assis, Universidade Federal de Jataí

Médica pela Universidade Federal de Jataí (2016-2022); Participante PROVEC no Projeto de Extensão Saber SUS da UFJ (2018-2019); Participante PIVIC no Projeto de Pesquisa Saber SUS da UFJ (2019-2019); Bolsista Remunerada no PET Saúde (2019-2020); Participante PIVIC no Projeto Estado nutricional, consumo alimentar e saúde mental na gestação e pós-parto e desfechos materno-infantis (2020-2021).

Renata Vitorino Borges, Universidade Federal de Jataí

Médica pela Universidade Federal de Jataí (2016-2022); Participante Voluntária no Projeto de Extensão Saber SUS da UFJ (2018-2019); Pesquisadora Voluntária no Projeto de Pesquisa Saber SUS da UFJ (2018-2019); Pesquisadora Bolsista do Projeto Estado nutricional, consumo alimentar e saúde mental na gestação e pós-parto e desfechos materno-infantis (2020-2021).

Ana Julia Ferreira Chagas, Universidade Federal de Jataí

Médica pela Universidade Federal de Jataí (2016-2022); Participação como aluna voluntária no Projeto de Extensão Saber SUS da UFJ (2018-2019); Participação como aluna voluntária no Projeto de Pesquisa Saber SUS da UFJ (2018-2019). 

Danilo Alvin de Paiva Gonçalves Filho, Universidade Federal de Jataí

Médico pela Universidade Federal de Jataí (2016-2022); Participante PROBEC no Projeto de Extensão Saber SUS da UFJ (2018-2019); Pesquisador Voluntário no Projeto de Pesquisa Saber SUS da UFJ (2018-2019).

Matheus Rodrigues Honorato, Universidade Federal de Jataí

Médico pela Universidade Federal de Jataí (2016-2022); Participante Voluntário no Projeto de Extensão Saber SUS da UFJ (2018-2019); Participante PIBIC no Projeto de Pesquisa Saber SUS da UFJ (2018-2019).

Ana Amélia Freitas Vilela, Universidade Federal de Jataí

Graduada em Nutrição (2008) e mestrado em Biociências pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010). Realizou mestrado sanduíche (PROCAD) na UERJ. Doutora em Ciências Nutricionais pela  UERJ (2015), realizou o programa de doutorado sanduíche no exterior (PDSE) na School of Social and Community Medicine da University of Bristol, Bristol/ UK. Pós-doutorado em Epidemiologia Nutricional na UERJ. Professora adjunta no curso de medicina na Universidade Federal de Jataí. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde - FANUT/UFG. 

Published

2023-03-21