UM PASSO ADIANTE: MATEMÁTICA E EXTENSÃO EM UMA PROPOSTA PARA OFICINAS ONLINE UTILIZANDO O GEOGEBRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.19.21670.009

Resumo

A cultura digital, juntamente com o contexto de transição das escolas para o Novo Ensino Médio, indicam a necessidade de suporte formativo para os professores de Matemática. Neste artigo analisamos as atividades realizadas no projeto de extensão intitulado “Resolução de Problemas com o GeoGebra”, desenvolvido por uma equipe de docentes e licenciandos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Uberlândia no ano de 2022. O projeto teve como objetivo principal capacitar professores e futuros professores de Matemática para manipulação do software e para utilização da plataforma do GeoGebra, com foco na modelagem e resolução de problemas matemáticos de Ensino Médio. Neste relato, buscamos discutir cada problema proposto, quanto às ferramentas e aos recursos utilizados no GeoGebra e, paralelamente, destacar alguns caminhos possíveis para utilização em salas de aula, em articulação com as competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Biografia do Autor

Érika Maria Chioca Lopes, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Matemática (Bacharelado) pela Universidade Federal de Uberlândia (1996), mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, na linha de Educação em Ciências e Matemática (2019). Também fez especialização em Estatística Aplicada pela Universidade Federal de Uberlândia (2003). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Uberlândia e membro do Núcleo de Pesquisa em Mídias na Educação (NUPEME). Tem experiência na educação básica e no ensino superior, desenvolve trabalhos de ensino, pesquisa e extensão, com ênfase nos processos de ensino e de aprendizagem com tecnologias digitais e formação docente, atuando, principalmente, nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de Matemática, tecnologias digitais, formação de professores, ensino superior.

Edson Agustini, Universidade Federal de Uberlândia

É licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp Campus de São José do Rio Preto - SP (1995). É mestre e doutor em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (1998 e 2002, respectivamente). Atualmente é professor associado na Universidade Federal de Uberlândia - UFU - MG. Suas áreas de interesse são Geometria/Topologia e Teoria da Informação e Codificação.

Giselle Moraes Resende Pereira, Universidade Federal de Uberlândia

Professora da Faculdade de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Possui graduação em Matemática (Bacharelado) pela Universidade Federal de Uberlândia (2009), graduação em Matemática (Licenciatura) pela Universidade de Franca (2011), Mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (2012), doutorado em Educação, linha de pesquisa Educação em Ciências e Matemática, pela Universidade Federal de Uberlândia (2019) e curso de extensão universitária em Educação a Distância pelo Centro Educacional Sul Mineiro LTDA-ME, CESM (2016). Tem experiência na área de Matemática e de Educação, com ênfase em Educação Matemática. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática, Modelagem Matemática, Educação Superior, Formação de professores, Docência universitária, Tecnologias Digitais no ensino, Educação Matemática Digital, Educação a Distância e Análise Funcional.

Rogério Nicodemio, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Uberlândia(2021) e graduação em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações pela Universidade Federal de Uberlândia(1997). Está cursando a graduação em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

2023-04-19