VALIDAÇÃO DE JOGO EDUCATIVO SOBRE PREVENÇÃO DE QUEDAS EM PESSOAS IDOSAS DA COMUNIDADE: ALIANDO EXTENSÃO E PESQUISA
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.19.22218.027Abstract
Este artigo objetivou validar o conteúdo e a aparência de um jogo educativo sobre prevenção de quedas em pessoas idosas da comunidade. Trata-se de estudo metodológico e quantitativo, utilizando amostragem não probabilística intencional para escolha de juízes. O jogo foi desenvolvido como parte do projeto de extensão “Assistência domiciliar de enfermagem às famílias de idosos dependentes de cuidados”, da Universidade Estadual de Maringá/PR. Os dados foram processados no software R, sendo calculado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) para o conteúdo, e o percentil para aparência, além de teste binominal e cálculo do coeficiente de Alpha de Cronbach. A versão final do jogo apresentou IVC geral de conteúdo de 96,8% e nível de concordância da aparência de 96,4%. Os itens no teste binominal apresentaram estatística superior a 0,78%. O Alpha de Cronbach do conteúdo foi 0.873 e aparência 0.825. O jogo foi considerado validado, estando apto para ser utilizado enquanto tecnologia educacional nas práticas educativas.
Palavras-chave: Tecnologia Educacional; Educação em Saúde; Acidentes por Quedas; Prevenção de Quedas; Idoso.
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