O ENSINO DA HISTÓRIA DO HOLOCAUSTO SOB AS LENTES DAS RESISTÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.19.22528.066Abstract
No ano de 2021, as atividades do projeto de extensão Ensino de História: diálogos e possibilidades abrangeram a construção de proposições didáticas que envolvem o ensino de História ligado ao tema do Holocausto. Uma das questões trabalhadas se relaciona às resistências naquele contexto. A importância do ensino deste tema reflete na formação de um elemento ético em sala de aula, trabalhando a consciência histórica dos educandos e educandas de modo que se responsabilizem por seu mundo observando o passado, que é constituinte do presente e, por sua vez, condiciona o futuro. Neste artigo, serão apresentados dois roteiros didáticos desenvolvidos sobre esta temática. Eles envolvem atividades e fontes sobre o nazifascismo e o Holocausto, em consonância com discussões sobre formas de resistências e sua importância para a constituição da realidade. Busca-se articular o global e o local, por meio de fontes como as referentes à narrativa de Marian Grynbaum, que participou da resistência armada ao nazifascismo e, posteriormente, viveu em Curitiba. Ademais, se abordará de que outras formas a resistência foi - e continua sendo - exercida, como no âmbito cultural. Para isso, foram utilizadas canções produzidas em campos de concentração, guetos e acampamentos de partisans nas décadas de 1930 e 1940.
Palavras-chave: Ensino de História; Resistências; Holocausto.
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