A MAGIA DA PROPORÇÃO ÁUREA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.24273.012

Resumen

Este estudo tem como objetivo relatar a experiência do projeto extensionista “A Magia da Proporção Áurea”, desenvolvido com uma turma inclusiva de 40 estudantes do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública do DF. O projeto buscou desmistificar o conceito de número de ouro por meio da interdisciplinaridade entre Matemática e Arte, utilizando uma metodologia qualitativa dividida em três etapas: teórica, prática e criação artísticas. Embora tenha alcançado resultados significativos, por exemplo, a criação artística da estudante com TEA, algumas atividades que demandaram maior abstração matemática e habilidades motoras apresentaram desafios para alunos neuro típicos e estudantes autistas. Isso evidenciou a necessidade de adaptações e o uso de materiais assistivos e recursos digitais, proporcionando maior inclusão e facilitando o aprendizado para todos os perfis de estudantes. Essas dificuldades oferecem subsídios importantes para aprimorar futuras atividades, focando em suporte individualizado e alternativas de aprendizagem.

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Biografía del autor/a

Tatiane da Silva Evangelista, Universidade de Brasilia

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2003), mestrado em Ciências Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP (2006) e doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2009). Começou a carreira docente universitária em 2010 na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e desde 2012, leciona na Faculdade do Gama da Universidade de Brasília (FGA/UnB) no ensino de graduação para os cursos de engenharias da FGA também, ministra disciplinas na pós-graduação vinculado ao Programa de Mestrado Profissional (PROFMAT). Tem experiência e interesse nas seguintes nas linhas temáticas: Programação Linear, Modelagem Matemática, Educação Matemática, Educação inclusiva, Metodologias ativas para aprendizagem, entre outras.

Beatriz Maciel, Universidade de Brasília

Aluna na Faculdade do Gama da Universidade de Brasília - FGA/UnB

Publicado

2025-07-25

Número

Sección

Dossiê: Curricularização da Extensão