PROTAGONISMO ESTUDANTIL: O POTENCIAL DE UMA COMUNIDADE FRENTE AOS ESPAÇOS SILENCIADOS NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.24947.034Abstract
O artigo relata a experiência do projeto de extensão universitária Comunidade Virtual de Aprendizagem e Práticas da Psicologia do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, destacando sua contribuição para a formação acadêmica e o desenvolvimento interpessoal dos estudantes. A comunidade é composta por discentes de graduação, uma professora coordenadora e ex-alunas voluntárias. As atividades incentivam a construção coletiva de conhecimentos, redes de pertencimento e acolhimento de discentes, docentes e técnicos, configurando-se como espaço dialógico de luta e resistência diante de exclusões e desigualdades sociais nos microespaços silenciados na universidade. Em cinco anos, mais de 1200 pessoas foram beneficiadas pelas oficinas, minicursos e rodas de conversa, além de conteúdos multimídia produzidos pelos estudantes. Os resultados apontam que a autogestão compartilhada da comunidade amplia as possibilidades de emergência do protagonismo estudantil e favorece o engajamento e o enfrentamento das desigualdades e exclusões sociais vivenciadas na universidade.
Palavras-chave: Protagonismo estudantil; Comunidade de aprendizagem; Pertencimento; Espaços silenciados; Extensão universitária.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
a) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
b) By submitting an article to the Revista Conexão UEPG and having it approved, the authors agree to assign, without compensation, the following rights to the Journal: the rights of first publication and the rights to redistribute the article and its metadata to the indexing and reference services that the editors deem appropriate.
c) Readers are free to transfer, print out and use the articles published in the Journal, as long as there is always explicit mention to the author(s) and to the Revista Conexão UEPG and as long as there is no alteration of the original work. Any other use of the texts needs to be approved by the author(s) and by the Journal.
