PROTAGONISMO ESTUDANTIL: O POTENCIAL DE UMA COMUNIDADE FRENTE AOS ESPAÇOS SILENCIADOS NO ENSINO SUPERIOR

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.24947.034

Abstract

O artigo relata a experiência do projeto de extensão universitária Comunidade Virtual de Aprendizagem e Práticas da Psicologia do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, destacando sua contribuição para a formação acadêmica e o desenvolvimento interpessoal dos estudantes. A comunidade é composta por discentes de graduação, uma professora coordenadora e ex-alunas voluntárias. As atividades incentivam a construção coletiva de conhecimentos, redes de pertencimento e acolhimento de discentes, docentes e técnicos, configurando-se como espaço dialógico de luta e resistência diante de exclusões e desigualdades sociais nos microespaços silenciados na universidade. Em cinco anos, mais de 1200 pessoas foram beneficiadas pelas oficinas, minicursos e rodas de conversa, além de conteúdos multimídia produzidos pelos estudantes. Os resultados apontam que a autogestão compartilhada da comunidade amplia as possibilidades de emergência do protagonismo estudantil e favorece o engajamento e o enfrentamento das desigualdades e exclusões sociais vivenciadas na universidade.

Palavras-chave: Protagonismo estudantil; Comunidade de aprendizagem; Pertencimento; Espaços silenciados; Extensão universitária.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Beatriz Louzada Guedes Carneiro da Fontoura, Universidade de Brasília (UnB)

Aluna de Mestrado na Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil.

Yasmin Nunes Melo, Universidade de Brasília (UnB)

Psicóloga. Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil.

Meire Kamile Montalvão Marques, Universidade de Brasília (UnB)

Aluna de Mestrado na Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil.

Wyder Yann Costa Rodrigues, Universidade de Brasília (UnB)

Aluno de Graduação na Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil.

Anne de Resende Lombardi, Universidade de Brasília (UnB)

Aluna de Graduação na Universidade de Brasília (UnB),  Brasília, DF, Brasil.

Wilsa Maria Ramos, Universidade de Brasília (UnB)

Professora na Universidade de Brasília (UnB),  Brasília, DF, Brasil. Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar. Pós-doutorado em Psicologia. 

Pubblicato

2025-10-21