PROTAGONISMO ESTUDANTIL: O POTENCIAL DE UMA COMUNIDADE FRENTE AOS ESPAÇOS SILENCIADOS NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.24947.034Abstract
O artigo relata a experiência do projeto de extensão universitária Comunidade Virtual de Aprendizagem e Práticas da Psicologia do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, destacando sua contribuição para a formação acadêmica e o desenvolvimento interpessoal dos estudantes. A comunidade é composta por discentes de graduação, uma professora coordenadora e ex-alunas voluntárias. As atividades incentivam a construção coletiva de conhecimentos, redes de pertencimento e acolhimento de discentes, docentes e técnicos, configurando-se como espaço dialógico de luta e resistência diante de exclusões e desigualdades sociais nos microespaços silenciados na universidade. Em cinco anos, mais de 1200 pessoas foram beneficiadas pelas oficinas, minicursos e rodas de conversa, além de conteúdos multimídia produzidos pelos estudantes. Os resultados apontam que a autogestão compartilhada da comunidade amplia as possibilidades de emergência do protagonismo estudantil e favorece o engajamento e o enfrentamento das desigualdades e exclusões sociais vivenciadas na universidade.
Palavras-chave: Protagonismo estudantil; Comunidade de aprendizagem; Pertencimento; Espaços silenciados; Extensão universitária.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.