ENTRE ALGORITMOS E EMOÇÕES: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ATRAVÉS DE UM CURSO ON-LINE ABERTO E MASSIVO COMO EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.25037.052

Abstract

O artigo apresenta um relato de experiência do curso on-line aberto e massivo (MOOC), intitulado “Inteligência Emocional e Inteligência Artificial: um debate para o futuro da educação”, ofertado ao grande público interessado na temática no âmbito da educação, abrangendo, assim, professores e estudantes de licenciatura. O estudo tem por objetivo apresentar o curso e analisar dados coletados pelos cursistas por meio de análises multivariadas, a fim de verificar expectativas e possibilidades da integração entre Inteligência Artificial e Inteligência Emocional. A metodologia consiste em relato de experiência e análise textual de respostas de fóruns no período de julho de 2024 a abril de 2025. O curso segue disponível, e novas interações podem ocorrer após a publicação deste estudo. Os resultados apresentam os temas abordados pelo curso e as conexões estabelecidas pelos cursistas. O MOOC produzido e o material gerado em virtude dele serão úteis na disseminação do conceito de Amorismo em tempos de Inteligência Artificial.

Palavras-chave: Amorismo; Inteligência Emocional; Inteligência Artificial; Iramuteq; Análise textual.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Cristiano da Cruz Fraga, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Aluno de Doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Cecilia Decarli, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil. Doutorado em Educação em Ciências. Pós-doutorado em Educação.

Cíntia Inês Boll, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil. Doutorado em Educação.

Pubblicato

2025-11-25