ENTRE ALGORITMOS E EMOÇÕES: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ATRAVÉS DE UM CURSO ON-LINE ABERTO E MASSIVO COMO EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.25037.052Abstract
O artigo apresenta um relato de experiência do curso on-line aberto e massivo (MOOC), intitulado “Inteligência Emocional e Inteligência Artificial: um debate para o futuro da educação”, ofertado ao grande público interessado na temática no âmbito da educação, abrangendo, assim, professores e estudantes de licenciatura. O estudo tem por objetivo apresentar o curso e analisar dados coletados pelos cursistas por meio de análises multivariadas, a fim de verificar expectativas e possibilidades da integração entre Inteligência Artificial e Inteligência Emocional. A metodologia consiste em relato de experiência e análise textual de respostas de fóruns no período de julho de 2024 a abril de 2025. O curso segue disponível, e novas interações podem ocorrer após a publicação deste estudo. Os resultados apresentam os temas abordados pelo curso e as conexões estabelecidas pelos cursistas. O MOOC produzido e o material gerado em virtude dele serão úteis na disseminação do conceito de Amorismo em tempos de Inteligência Artificial.
Palavras-chave: Amorismo; Inteligência Emocional; Inteligência Artificial; Iramuteq; Análise textual.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
a) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
b) By submitting an article to the Revista Conexão UEPG and having it approved, the authors agree to assign, without compensation, the following rights to the Journal: the rights of first publication and the rights to redistribute the article and its metadata to the indexing and reference services that the editors deem appropriate.
c) Readers are free to transfer, print out and use the articles published in the Journal, as long as there is always explicit mention to the author(s) and to the Revista Conexão UEPG and as long as there is no alteration of the original work. Any other use of the texts needs to be approved by the author(s) and by the Journal.
