A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E O APROVEITAMENTO DA ENERGIA SOLAR: MEIO AMBIENTE, SOCIEDADE E SUSTENTABILIDADE
Keywords:
Alfabetização científica, Sustentabilidade, Energia alternativa.Abstract
O curso de extensão teve como meta contribuir para uma concepção alternativa à exploração industrial dos recursos naturais. Partiu-se de uma visão ampliada de alfabetização científica e tecnológica (ACT) e de uma concepção de sustentabilidade planetária que considere não somente a economia de energia elétrica, mas também a necessidade de mudanças no modelo hegemônico de produção e consumo. Foram desenvolvidas oficinas pedagógicas sobre a física da energia solar e modelos de produção e consumo; a construção e instalação de um aquecedor solar de baixo custo (ASBC) no Asilo Lar Paulo de Tarso; a construção de um protótipo didático para demonstrar o funcionamento do ASBC em sala de aula, além de algumas visitas ao dispositivo já instalado. O curso demonstrou que, além da necessidade de conhecimentos científicos, é necessário o domínio de conhecimentos tradicionais, de cunho prático, para que o cidadão tenha autonomia suficiente para a busca da sustentabilidade planetária.
Downloads
Issue
Section
License
a) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
b) By submitting an article to the Revista Conexão UEPG and having it approved, the authors agree to assign, without compensation, the following rights to the Journal: the rights of first publication and the rights to redistribute the article and its metadata to the indexing and reference services that the editors deem appropriate.
c) Readers are free to transfer, print out and use the articles published in the Journal, as long as there is always explicit mention to the author(s) and to the Revista Conexão UEPG and as long as there is no alteration of the original work. Any other use of the texts needs to be approved by the author(s) and by the Journal.