A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E O APROVEITAMENTO DA ENERGIA SOLAR: MEIO AMBIENTE, SOCIEDADE E SUSTENTABILIDADE
Mots-clés :
Alfabetização científica, Sustentabilidade, Energia alternativa.Résumé
O curso de extensão teve como meta contribuir para uma concepção alternativa à exploração industrial dos recursos naturais. Partiu-se de uma visão ampliada de alfabetização científica e tecnológica (ACT) e de uma concepção de sustentabilidade planetária que considere não somente a economia de energia elétrica, mas também a necessidade de mudanças no modelo hegemônico de produção e consumo. Foram desenvolvidas oficinas pedagógicas sobre a física da energia solar e modelos de produção e consumo; a construção e instalação de um aquecedor solar de baixo custo (ASBC) no Asilo Lar Paulo de Tarso; a construção de um protótipo didático para demonstrar o funcionamento do ASBC em sala de aula, além de algumas visitas ao dispositivo já instalado. O curso demonstrou que, além da necessidade de conhecimentos científicos, é necessário o domínio de conhecimentos tradicionais, de cunho prático, para que o cidadão tenha autonomia suficiente para a busca da sustentabilidade planetária.
Téléchargements
Numéro
Rubrique
Licence
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.