A DRAMATIZAÇÃO COMO FORMA DE RESGATAR A AUTOESTIMA DO DEFICIENTE VISUAL
Keywords:
Educação especial, Dinâmicas, Cidadania.Abstract
O presente texto é um estudo reflexivo sobre a pesquisa ação, como pesquisa interpretativa do trabalho docente, na área da Educação Especial. De acordo com a especificidade do estudo, trata-se de uma análise com os professores da APADEVI (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Ponta Grossa), com o intuito de avaliar o programa de Educação Especial, com crianças e adultos, como objeto de trabalho, mostrando como é a visão dos profissionais da APADEVI que procuram melhorar seus métodos pedagógicos diante do desafio das diferenças, abordando contextos diferenciados ao trabalho docente. Como finalização, ainda que parcial, parece indicar que estudar e evoluir constantemente, na área, configuram- se como ações necessárias, para formar o docente eficaz em sua carreira, estando ainda, o profissional, sempre aberto (a) a questionamentos dos outros colegas professores e entre si, podendo tornar-se, deste modo, ser(es) crítico(s) e pesquisador(es).
Downloads
Published
Issue
Section
License
a) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
b) By submitting an article to the Revista Conexão UEPG and having it approved, the authors agree to assign, without compensation, the following rights to the Journal: the rights of first publication and the rights to redistribute the article and its metadata to the indexing and reference services that the editors deem appropriate.
c) Readers are free to transfer, print out and use the articles published in the Journal, as long as there is always explicit mention to the author(s) and to the Revista Conexão UEPG and as long as there is no alteration of the original work. Any other use of the texts needs to be approved by the author(s) and by the Journal.