A DRAMATIZAÇÃO COMO FORMA DE RESGATAR A AUTOESTIMA DO DEFICIENTE VISUAL

Auteurs-es

  • Nilcéia Allbuquerque França Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Marília Rodrigues França Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mots-clés :

Educação especial, Dinâmicas, Cidadania.

Résumé

O presente texto é um estudo reflexivo sobre a pesquisa ação, como pesquisa interpretativa do trabalho docente, na área da Educação Especial. De acordo com a especificidade do estudo, trata-se de uma análise com os professores da APADEVI (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Ponta Grossa), com o intuito de avaliar o programa de Educação Especial, com crianças e adultos, como objeto de trabalho, mostrando como é a visão dos profissionais da APADEVI que procuram melhorar seus métodos pedagógicos diante do desafio das diferenças, abordando contextos diferenciados ao trabalho docente. Como finalização, ainda que parcial, parece indicar que estudar e evoluir constantemente, na área, configuram- se como ações necessárias, para formar o docente eficaz em sua carreira, estando ainda, o profissional, sempre aberto (a) a questionamentos dos outros colegas professores e entre si, podendo tornar-se, deste modo, ser(es) crítico(s) e pesquisador(es).

Bibliographies de l'auteur-e

Nilcéia Allbuquerque França, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora Mestre do Departamento de Letras Vernáculas da UEPG.

Marília Rodrigues França, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Acadêmica da 2ª série, do Curso de Letras, Português/Francês, UEPG.

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Publié-e

2012-05-23