A DRAMATIZAÇÃO COMO FORMA DE RESGATAR A AUTOESTIMA DO DEFICIENTE VISUAL
Mots-clés :
Educação especial, Dinâmicas, Cidadania.Résumé
O presente texto é um estudo reflexivo sobre a pesquisa ação, como pesquisa interpretativa do trabalho docente, na área da Educação Especial. De acordo com a especificidade do estudo, trata-se de uma análise com os professores da APADEVI (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Ponta Grossa), com o intuito de avaliar o programa de Educação Especial, com crianças e adultos, como objeto de trabalho, mostrando como é a visão dos profissionais da APADEVI que procuram melhorar seus métodos pedagógicos diante do desafio das diferenças, abordando contextos diferenciados ao trabalho docente. Como finalização, ainda que parcial, parece indicar que estudar e evoluir constantemente, na área, configuram- se como ações necessárias, para formar o docente eficaz em sua carreira, estando ainda, o profissional, sempre aberto (a) a questionamentos dos outros colegas professores e entre si, podendo tornar-se, deste modo, ser(es) crítico(s) e pesquisador(es).
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.