A ALEGRIA DO OBRIGATÓRIO
Keywords:
Globalização, Concepção de educação musical, Prática pedagógica. Métodos de musicalização.Abstract
Este trabalho, fruto de atividades realizadas no projeto extensionista “Construindo Saberes na Diversidade”, aprovado pela Resolução nº 103, de 30 de agosto de 2005, em atuação semanal direta em Escola Municipal, tem por objetivo apontar os desafios enfrentados pelo professor de Educação Musical no mundo globalizado e a preocupação diante da obrigatoriedade do ensino de Música no currículo da Educação Básica. A metodologia utilizada envolveu a participação de acadêmicas do 3º ano do curso de Licenciatura em Música – UEPG e das professoras das turmas onde se aplica o projeto. As metodologias utilizadas no ensino da Música são específicas, tais como o Método Martenot, Método Dalcroze e Método Kodaly, que propiciam uma aprendizagem rítmico-sonora eficaz. Apontamos para o posicionamento ainda tecnicista de professores do Ensino Fundamental com relação ao ensino da Música, diante da insuficiência desses conhecimentos na sua formação, o que o torna não habilitado para o ensino na área musical. O professor em serviço apresenta limitações teórico-práticas para os conteúdos específicos da Música (as noções de som e ritmo e seus componentes) que permitem a leitura, escrita e interpretação musicais. Por essa razão, apresentam dificuldades na condução de sua prática pedagógica em relação ao desenvolvimento da Educação Musical como área de conhecimento e permanecem no ensino das “musiquinhas” aliadas a gestos estereotipados. O professor não possui a concepção de Educação Musical como uma das formas de conhecimento humano que conduzem à construção de argumentos capazes de revelar suas contribuições específicas para o desenvolvimento dos alunos e sua relação com as demais áreas de conhecimento. Apontamos para a necessidade de potencializar os professores em serviço, através do desenvolvimento de um projeto de Formação Continuada, para o conhecimento de uma concepção pautada na construção do conhecimento musical permeada pelas metodologias específicas.
Downloads
Issue
Section
License
a) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
b) By submitting an article to the Revista Conexão UEPG and having it approved, the authors agree to assign, without compensation, the following rights to the Journal: the rights of first publication and the rights to redistribute the article and its metadata to the indexing and reference services that the editors deem appropriate.
c) Readers are free to transfer, print out and use the articles published in the Journal, as long as there is always explicit mention to the author(s) and to the Revista Conexão UEPG and as long as there is no alteration of the original work. Any other use of the texts needs to be approved by the author(s) and by the Journal.