A ALEGRIA DO OBRIGATÓRIO
Palavras-chave:
Globalização, Concepção de educação musical, Prática pedagógica. Métodos de musicalização.Resumo
Este trabalho, fruto de atividades realizadas no projeto extensionista “Construindo Saberes na Diversidade”, aprovado pela Resolução nº 103, de 30 de agosto de 2005, em atuação semanal direta em Escola Municipal, tem por objetivo apontar os desafios enfrentados pelo professor de Educação Musical no mundo globalizado e a preocupação diante da obrigatoriedade do ensino de Música no currículo da Educação Básica. A metodologia utilizada envolveu a participação de acadêmicas do 3º ano do curso de Licenciatura em Música – UEPG e das professoras das turmas onde se aplica o projeto. As metodologias utilizadas no ensino da Música são específicas, tais como o Método Martenot, Método Dalcroze e Método Kodaly, que propiciam uma aprendizagem rítmico-sonora eficaz. Apontamos para o posicionamento ainda tecnicista de professores do Ensino Fundamental com relação ao ensino da Música, diante da insuficiência desses conhecimentos na sua formação, o que o torna não habilitado para o ensino na área musical. O professor em serviço apresenta limitações teórico-práticas para os conteúdos específicos da Música (as noções de som e ritmo e seus componentes) que permitem a leitura, escrita e interpretação musicais. Por essa razão, apresentam dificuldades na condução de sua prática pedagógica em relação ao desenvolvimento da Educação Musical como área de conhecimento e permanecem no ensino das “musiquinhas” aliadas a gestos estereotipados. O professor não possui a concepção de Educação Musical como uma das formas de conhecimento humano que conduzem à construção de argumentos capazes de revelar suas contribuições específicas para o desenvolvimento dos alunos e sua relação com as demais áreas de conhecimento. Apontamos para a necessidade de potencializar os professores em serviço, através do desenvolvimento de um projeto de Formação Continuada, para o conhecimento de uma concepção pautada na construção do conhecimento musical permeada pelas metodologias específicas.
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