INVESTIGAÇÃO SOBRE A INSERÇÃO DA TEMÁTICA AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL EM DUAS ESCOLAS DE GUARAPUAVA – PR
Keywords:
Educação Ambiental. Meio Ambiente. Representações Sociais.Abstract
O presente estudo teve por objetivo investigar a inserção da temática ambiental no ensino fundamental, e as representações sociais de meio ambiente e Educação Ambiental de professores de duas escolas de Guarapuava - PR. Buscou-se os fundamentos da pesquisa qualitativa, utilizando a entrevista como instrumento para a coleta de dados. Os resultados revelaram que as representações dos professores sobre estes temas são muito genéricas, descontextualizadas e até mesmo ingênuas, as quais podem estar associadas à deficiência na própria formação e uma forte influência da mídia. Diversas iniciativas já acontecem nas escolas, tanto de forma disciplinar quanto interdisciplinar, embora os assuntos ainda sejam abordados pontualmente. Apesar dos problemas apontados, os professores demonstraram uma grande disposição em estarem abordando a temática. Essa investigação trouxe resultados importantes no sentido de subsidiar um projeto de Educação Ambiental nas referidas escolas que parta do diagnóstico apontado em direção de uma Educação Ambiental crítica e emancipatória.
Downloads
Published
Issue
Section
License
a) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
b) By submitting an article to the Revista Conexão UEPG and having it approved, the authors agree to assign, without compensation, the following rights to the Journal: the rights of first publication and the rights to redistribute the article and its metadata to the indexing and reference services that the editors deem appropriate.
c) Readers are free to transfer, print out and use the articles published in the Journal, as long as there is always explicit mention to the author(s) and to the Revista Conexão UEPG and as long as there is no alteration of the original work. Any other use of the texts needs to be approved by the author(s) and by the Journal.