INVESTIGAÇÃO SOBRE A INSERÇÃO DA TEMÁTICA AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL EM DUAS ESCOLAS DE GUARAPUAVA – PR
Palavras-chave:
Educação Ambiental. Meio Ambiente. Representações Sociais.Resumo
O presente estudo teve por objetivo investigar a inserção da temática ambiental no ensino fundamental, e as representações sociais de meio ambiente e Educação Ambiental de professores de duas escolas de Guarapuava - PR. Buscou-se os fundamentos da pesquisa qualitativa, utilizando a entrevista como instrumento para a coleta de dados. Os resultados revelaram que as representações dos professores sobre estes temas são muito genéricas, descontextualizadas e até mesmo ingênuas, as quais podem estar associadas à deficiência na própria formação e uma forte influência da mídia. Diversas iniciativas já acontecem nas escolas, tanto de forma disciplinar quanto interdisciplinar, embora os assuntos ainda sejam abordados pontualmente. Apesar dos problemas apontados, os professores demonstraram uma grande disposição em estarem abordando a temática. Essa investigação trouxe resultados importantes no sentido de subsidiar um projeto de Educação Ambiental nas referidas escolas que parta do diagnóstico apontado em direção de uma Educação Ambiental crítica e emancipatória.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.