METHODOLOGICAL STRATEGIES IN THE TEACHING-LEARNING PROCESS TO STIMULATE METACOGNITION IN VETERINARY ANATOMY - DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.13.i1.0013

Authors

  • Laís Cristine Werner Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.13.i1.0013

Keywords:

veterinary anatomy, teaching-learning, educational, metacognition.

Abstract

Traditionally, anatomy education is marked by exposure to theoretical content, followed by the presentation of the anatomical parts and the consequent need to memorize it. Thus, students become virtual prisoners of a conventional method instead of assimilating the subject in an integrative way which allows them to understand the relationship beyond name-position-form-function. In view of the different perceptions, this study aims at presenting the results of an alternative and complementary way of teaching/learning which was implemented through learning games developed through the outreach project called Anatomíadas. The games were designed for students who attend the discipline Veterinary Anatomy of Veterinary Medicine in UNICENTRO (a university located in Paraná, Brazil). As a result, the students were able to assess the effectiveness of their learning in accordance with the results in the games. Out of the 55, 50 students noticed improvement in their learning and realized they could change their study techniques which indicate the awakening of metacognition.

Author Biography

Laís Cristine Werner, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Professora da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), PR - Brasil. Aluna de Mestrado da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

References

ALENCAR, E. M. L. S.; FLEITH, D. S.. Inventário de Práticas Docentes que favorecem a criatividade no Ensino Superior. Psicologia: Reflexão e Crítica, v.17, n.1, p.105-110, 2004.

AUSUBEL, D. P.. Aquisição e retenção de conhecimentos: Uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas. 2000.

AVERSI-FERREIRA, T. A. Comparative anatomical description of forearm and hand arteries of Cebus libidinosus. International Journal of Morphology, Chile, v. 27, n. 1, p. 219-226, 2009.

BACHELARD, G. A formação do Espírito Científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

BRASIL. Organização Mundial de Saúde. Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10: Descrições clínicas e diretrizes diagnósticas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

BRASIL. Ministério da Saúde. Ministério da Educação. Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde - Pró- Saúde: objetivos, implementação e desenvolvimento potencial. Brasília, 2007.

BOLINA-MATOS, R. S. et al. Utilização de palavras-cruzadas como estratégia alternativa para o ensino. Journal of Morphological Science, v. 28, Suplemento, p.47, 2011.

BOSSA, N. A.. Dificuldades de aprendizagem: O que são? Como tratá-las?. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

CHACKO, A. et al. Learning and Cogni t ive Disorders Multidiscipline Treatment Approaches. Child Adolesc Psychiatric Clin N Am, n. 22, p. 457–477, 2013.

CIASCA, S. M.. Distúrbios e dificuldades de aprendizagem: questão de nomenclatura. In: ____. Distúrbios de aprendizagem: proposta de avaliação interdisciplinar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

CITOLER, S. D. Las difcultades de aprendizaje: un enfoque cognitivo – lectura, escritura, matemáticas. Málaga: Aljibe, 1996.

COELHO, D. T.. Dislexia, disgrafia, disortografia e discalculia. 2012. Disponível em: <http://www.ciecuminho.org/documentos/ebooks/2307/pdfs/8%20Inf%C3%A2ncia%20e%20Inclus%C3%A3o/Dislexia.pdf> Acesso em 01 de ago. de 2015.

CORREIA, L. M.. Dificuldades de Aprendizagem Específicas – Contributos para uma definição portuguesa. Porto: Porto Editora, 2008.

COSME, A.; TRINDADE, R. Área de estudo acompanhado. O essencial para ensinar e aprender. Porto: Edições Asa. 2001.

DOCKRELL, J.; MCSHANE, J.. Crianças com dificuldades de aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

FERNANDEZ, A. A inteligência aprisionada: abordagem psicopedagógica clínica da criança e sua família. Porto Alegre: ARTMED, 1990.

GARDNER, E.; GRAY, D. J.; O´RAHILLY , R.. Estudo Regional do Corpo Humano – Métodos de dissecção. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1971.

GODOY, A. S.. Revendo a aula expositiva. In: MOREIRA, D.A. (Org.). Didática do Ensino Superior: Técnicas e Tendências. São Paulo: Pioneira, 1997.

GOMES, R. C. S; GHEDIN, E.. O desenvolvimento cognitivo na visão de Jean Piaget e suas implicações a educação científica. In: Encontro Nacional de Pesquisa Em Educação Em Ciências, 8., 2011, Campinas. Anais... Campinas: ABRAPEC, 2011. p. 29-39.

GONÇALVES, A. Transtornos de aprendizagem: estratégias psicopedagógicas para o aprender. [s. d.]. Disponível em: < http://qualifique.com/artigos/Transtornos DeAprendizagemEstrategiasPsicopedagogicasParaOAprender_AndreiaGoncalves.pdf>. Acesso em 20 de jul. de 2015.

GRANGEAT, M.. A metacognição, um apoio ao trabalho dos alunos. Porto: Porto. 1999.

HÜBNER, M. M.; MARINOTTI, M. Crianças com dificuldades escolares. In: SILVARES, E. F. M. (Org.). Estudos de caso em clínica comportamental infantil. Campinas: Papirus, 2002. 2 vols.

KRONENBERGER, W. G; DUNN, D. W. Learning disorders. Neurol Clin N Am, n.21, p. 941–952, 2003.

LAGAE, L.. Learning Disabilities: Definitions, Epidemiology, Diagnosis, and Intervention Strategies. Pediatr Clin N Am, n. 55, p.1259–1268, 2008.

LAKATOS, I. Falsificação e Metodologia dos Programas de Investigação Científica. Lisboa: Edições 70, 1978.

MASETTO, M.T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.

MICAELO, M.. Os alunos com baixa visão na sala de aula. In: ____. Necessidades Educativas Especiais: Dificuldades da Criança ou da Escola? Lisboa: Coleção Educação Hoje, 2005.

NUTTI, J. Z. Distúrbios, transtornos, dificuldades e problemas de aprendizagem. 2002. Disponível em: < http://connepi.ifal.edu.br/ocs/index.php/connepi/CONNEPI2010/paper/viewFile/1056/805> . Acesso em 28 de jul. de 2015.

OHLWEILER, L. Transtornos de aprendizagem: Introdução. In: ROTTA, N. T.; OHLWEILER, L.; RIESGO, R. dos S.. Transtornos da aprendizagem. Abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre: ARTMED, 2006.

PAIANO, M. et al. Distúrbios de conduta em crianças do ensino fundamental e sua relação com a estrutura familiar. Revista brasileira de crescimento e desenvolvimento humano, São Paulo, v. 17, n. 2, p.111-121, 2007.

PELIZZARI, A. et al. Teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. Rev. PEC, Curitiba, v.2, n.1, p.37-42, jul. 2001-jul. 2002.

PRATT, H. D.; PATEL, D. R. Learning Disorders in Children and Adolescents. Care Clin Office Pract, n. 34, p.361–374, 2007.

RIBEIRO, C.. Metacognição: Um Apoio ao Processo de Aprendizagem. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v.16, n.1, p. 109-116, 2003.

ROCHA, C. R. da; MENZEN, E.; NASCIMENTO, S. F. do. Diferenciando e reconhecendo as dificuldades e os transtornos de aprendizagem. In: FINK, A. T.; FERRARI, R. de F.; CANAN, S. R. Psicopedagogia em debate. Série Pesquisa em Ciências Humanas. Frederico Westphalen: URI, 2008.

ROLFSEN, A. B. e MARTINEZ, C. M. S. Programa de intervenção para pais de crianças com dificuldades de aprendizagem: um estudo preliminar. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 18, n. 39, p.175-188, 2008.

ROTTA, N. T. Aprendizagem normal: Introdução. In: ROTTA, N. T.; OHLWEILER, L.; RIESGO, R. dos S.. Transtornos da aprendizagem. Abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre: ARTMED, 2006.

RUEFF-BARROSO, C.R.; CAZAGRANDE, G.S.; PEREIRA-SAMPAIO, M.A. “O jogo das placas” – Uma alternativa lúdica e barata para o aprendizado da anatomia em comparação ao uso dos “Clickers”. O Anatomista, ano 3, suplemento 1, p.628, 2012.

SALVARI, L. F. C.; DIAS, C. M. S. B.. Os problemas de aprendizagem e o papel da família: uma análise a partir da clínica. Estudos de psicologia, Campinas, v. 23, n. 3, p. 251-259, 2006.

SÁNCHEZ, J. N. G.. Dificuldades de aprendizagem e intervenção psicopedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2004.

SANDIM, E. B.; VILELA, M. C. da S.; OLIVEIRA, B. da S. As dificuldades de aprendizagem no contexto escolar. Revista cientifica eletrônica de ciências sociais aplicadas da Eduvale. Jaciara/MT. Ano V, n. 07, nov. 2012.

SANTOS, F.N.; PEREIRA, C.W. Utilização de jogos no ensino de anatomia: experiência eficaz no processo de ensino-aprendizagem. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ANATOMIA, 26, 2014, Curitiba. Anais eletrônicos... Disponível em: <http://www.cbanatomia.com.br/anais_poster.php>. Acesso em 02 de ago. de 2015.

SCOZ, B.J.L. Psicopedagogia e realidade escolar. O problema escolar e de Aprendizagem. São Paulo: Editora Vozes, 2009.

SENOS, R. et al. Drawing vs vídeo recording: which supportive method is preferreble to learn veterinary anatomy? In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ANATOMIA, 26, 2014, Curitiba. Anais eletrônicos... Disponível em: <http://www.cbanatomia.com.br/anais_poster.php>. Acesso em 02 de ago. de 2015. “a”.

SENOS, R. et al. Webquestions: Do they support students learning of veterinary anatomy? In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ANATOMIA, 26, 2014, Curitiba. Anais eletrônicos... Disponível em: <http://www.cbanatomia.com.br/anais_poster.php>. Acesso em 02 de ago. de 2015. “b”.

SILVA, A. L.; SÁ, I.. Saber estudar e estudar para saber. Colecção Ciências da Educação. Porto: Porto. 1993.

SILVA, L. C. S. Método alternativo de ensino-aprendizagem na Anatomia Veterinária – estudo de caso. 2015. 27 f. Estudo de caso (Especialização em Formação de Professores para Docência no Ensino Superior). Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, 2015.

SOUSA JÚNIOR, I. de; CARVALHO, D. de O. R.; SALGADO, R. D. C.; SÁ, C. M. de. Métodos de ensino-aprendizagem em anatomia humana: primeira etapa do programa institucional de bolsas acadêmicas (PIBAC) do IFPI/Campus Floriano. In: CONNEPI Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação, V, 2010, Maceio. Anais eletrônicos... Disponível em:< http://connepi.ifal.edu.br/ocs/anais/>. Acesso em 09 de nov. de 2016.

TORRES, R.; FERNANDÉZ, P. Dislexia, disortografia e disgrafia. Amadora: McGraw-Hill, 2001.

TRAMONTINA, I. C.; CARDOZO, M. R. As dificuldades de aprendizagem e o lúdico na construção do conhecimento. In: FINK, A. T.; FERRARI, R. de F.; CANAN, S. R. Psicopedagogia em debate. Série Pesquisa em Ciências Humanas. Frederico Westphalen: URI, 2008.

VULCANI, V.A.S. et al. Análise preliminar da utilização de mídias sociais no processo ensino-aprendizagem de anatomia e histologia veterinárias no ambiente universitário. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ANATOMIA, 26, 2014, Curitiba. Anais eletrônicos... Disponível em: <http://www.cbanatomia.com.br/anais_poster.php>. Acesso em 02 de ago. de 2015.

ZANELLA, L. Aprendizagem: uma introdução. In: LA ROSA, J. Psicologia e educação: o significado do aprender. 7 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.

ZANON, D. A. V.; GUERREIRO, M. A. da S.; OLIVEIRA, R. C. de. Jogo didático Ludo Químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação. Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 72-81, 2008.

ZORZI, J. L.. Os distúrbios de aprendizagem e os distúrbios específicos da leitura e escrita. 2004. Disponível em: < http://www.cefac.br/library/artigos/2405420cdd61d3c9ba0387897e1316ed.pdf >. Acesso em 25 de jul. de 2015.

Published

2016-12-21